CAPAUFGPELAVIDADETODAS.png

Conheça, se engaje e se responsabilize: UFG pela Vida de Todas

在 05/03/26 17:27 上。

Campanha permanente realiza ações concretas contra a violência e em prol das mulheres

Texto: Caroline Pires

 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, no ano de 2024, 50 mil mulheres e meninas foram mortas por parceiros íntimos ou familiares. Esse alarmante número aponta que houve um assassinato a cada 10 minutos no mundo. Ciente da sua missão de se posicionar de maneira incisiva contra a violência, seja nos ambientes acadêmicos ou fora deles, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza durante todo o mês de março uma série de ações para combater essa realidade e engajar a comunidade para, não só refletir, mas agir em prol das mulheres. As atividades serão iniciadas no dia 9 de março, mas a ideia é que os legados e as inovações sigam impactando as rotinas na UFG e promovendo mudanças na realidade acadêmica dos estudantes, servidoras e servidores, além de alcançar toda a sociedade. Encerrando o mês, no dia 24/3, a UFG irá realizar um grande evento, com a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para contribuir com as discussões sobre esta temática.

A secretária de Inclusão da UFG, Jaqueline Araújo, considera que é fundamental a sociedade brasileira se mobilizar de modo a combater a violência contra a mulher. “A UFG, instituição comprometida com a justiça social e a transformação da sociedade, se vê impelida a promover não só um debate sobre o tema, mas políticas e ações concretas que visem combater a violência contra a mulher e o feminicídio.” Focada em desenvolver atividades que impactam positivamente na vida das mulheres, a Secretaria de Inclusão (SIN) encabeça ações que vão ao encontro do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, reforçado pelo Pacto Brasil contra o Feminicídio assinado entre os três poderes para o enfrentamento contra o feminicídio. Vale destacar que, desde 2018, a Universidade instituiu a Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual, Importunação Sexual e Discriminação na UFG. 

Jaqueline Araújo, explicou ainda que a campanha conta com atividades desenvolvidas de maneira compartilhada entre as diversas secretarias, pró-reitorias, órgãos e unidades acadêmicas da UFG, além do Sindicato dos Docentes da UFG (ADUFG-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Diretório Central dos Estudantes (DCE), além das direções de todos os campi da UFG. A expectativa é que juntos, todos se empenhem em pensar ações concretas que possam colaborar de uma maneira efetiva para a prevenção a todos os tipos de violência contra a mulher. De maneira simbólica, a Universidade irá aderir o projeto Banco Vermelho, que é uma intervenção artística com o objetivo de incentivar as pessoas a sentarem, refletirem e agirem contra o feminicídio. Assim, será construído um grande banco vermelho, como forma de monumento, a ser instalado no Campus Samambaia, e outros bancos serão instalados nos demais campi da UFG. A adesão ao projeto está em consonância com Protocolo de Intenções para Prevenção, Acolhimento e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres nas Universidades Federais. A iniciativa foi articulada  entre o Ministério das Mulheres, o Ministério da Educação e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A ideia é que todas as ações sejam desenvolvidas de maneira permanente e multidisciplinar visando o enfrentamento à violência de gênero.  “Queremos que os bancos representem o lembrete constante de que a violência contra a mulher não deve ser normalizada e que toda a sociedade deve assumir a responsabilidade de agir contra esse cenário”, explicou a secretária.

Também de forma concreta, e impactando diretamente no dia-a-dia da comunidade estudantil, a UFG também inicia no mês de março três grandes ações relacionadas às mulheres. A primeira delas é a criação de uma Ouvidoria da mulher e questões de gênero, que terá como finalidade ser um canal especializado de escuta, acolhimento e orientação, destinado a receber denúncias e demandas sobre igualdade de gênero, violência doméstica ou assédio. “Queremos que a UFG atue por meio de um atendimento humanizado, sigiloso e de encaminhamento dos casos às autoridades competentes”, concluiu a secretária.

Ainda no mês de março, a Secretaria de Segurança e Promoção dos Direitos Humanos (SDH), em parceria com Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), irá implementar um botão de pânico no aplicativo Minha UFG, como parte das atividades do Programa Segurança Mulher na UFG. A previsão é que a funcionalidade esteja em pleno funcionamento no mês de maio. Assim, será possível que, apenas com um clique, a equipe da SDH seja acionada para prestar atendimento em qualquer lugar da UFG, utilizando a localização do usuário em tempo real. 

Outra ação importante, nascida por iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação, será a criação do Observatório da Mulher, que é uma ferramenta que compilará e monitorará pesquisas produzidas por mulheres e/ou sobre mulheres e questões de gênero.  Já o Museu Antropológico da UFG também irá participar das atividades promovendo uma roda de conversa com o tema: violência de gênero contra mulheres indígenas e suas ações de enfrentamento. O objetivo é promover a discussão desse tema também na perspectiva indígena. Na ocasião serão homenageadas personalidades que são referência nessa luta. 

 

Campanha permanente e integrada de toda a UFG

 

Dados do Painel de Violência contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que traz compilados desde 2020, mostram que houve um aumento de 17% de casos de feminicídio em 2025 em relação ao ano anterior e que quadruplicou o número de casos, desde 2020 até 2025, do número de mulheres assassinadas. Os dados do Painel de Violência contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também mostram que foram concedidas medidas protetivas para 621.202 mulheres, havendo um aumento de cerca de 9.000 medidas protetivas concedidas à mulher, em relação a 2024. Também houve um aumento dos casos de violência contra a mulher, que passou de aproximadamente 1 milhão de casos em 2024 para cerca de 1,1 milhão de casos em 2025, ou seja, um aumento de quase 90 mil casos em um ano. 

Diante dessa realidade, a reitoria da UFG reitera o seu compromisso com essa temática e reforça que as Instituições de Ensino têm um papel fundamental para agregar forças em relação à formação e capacitação quanto ao tema, bem como a criar melhores condições para as mulheres no âmbito da Universidade. Entre as atividades programadas, Sandramara destaca a campanha do Banco Vermelho, realizada por dezenas de instituições federais de ensino ligadas à Andifes. “Essa ação coloca a Universidade como protagonista e articuladora das ações entre diversas outras instituições. Essa soma de esforços é fundamental para que possamos alcançar o impacto e a transformação social que o tema merece”, finalizou a reitora. 

 

Confira a programação e participe:

 

Lançamento Banco Vermelho Protótipo 

9/3, às 10h

Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

 

Palestra: Mulheres na gestão: desafios e perspectivas 

9/3, às 14h

Auditório da Biblioteca Central

 

Ações: Autoexame, vacinação e práticas integrativas de saúde

11/3, das 8h às 10h

Hall do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)

 

Palestra: Saúde da mulher e autoexame

11/3, às 10h 

Auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)

Ato coletivo Campus Goiás pela vida de todas 

13/3, às 8h30

Pátio do Colégio Sant'Anna - Campus Goiás

 

Palestra: Mulheres com deficiência no serviço público das IFES 

18/3, às 9h

Youtube Oficial da UFG 

 

Programação da Rádio Fogarel - Cidade de Goiás

18/3, às 10h

 

Café com cuidado - Vozes femininas de mulheres com deficiência

18/3, às 14h30

Biblioteca Cajuí - Campus Goiás

 

Roda de Conversa: Meu corpo conta uma história

18/3, às 14h 

Colégio Santana - UAECH - Campus Goiás

 

Chá com prosa: Basta de violência contra meninas e mulheres

19/3, às 14h

Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agricultura Familiar da UFG em Caldas Novas

 

Ações de conscientização e educação em saúde nas unidades de saúde onde os estudantes da UFG da área da saúde atuam, direcionadas para as mulheres, sobre os mecanismos de enfrentamento e combate à violência contra mulher -  Centro de Formação Interprofissional em Saúde da UFG em Firminópolis

Mês de março

 

Sensibilização das trabalhadoras do SUS da Regional Oeste II sobre o mês das mulheres e a importância de tratarmos de temas como o combate a misoginia, feminicídio, violência doméstica, assédio entre outras formas de violência e discriminação contra as mulheres - 

Centro de Formação Interprofissional em Saúde da UFG em Firminópolis

Mês de março

 

Encerramento da campanha UFG pela Vida de Todas e lançamento de ações permanentes

Feira Mulher e Gênero em Movimento

Mesa abertura/ Anúncio da Ouvidoria da Mulher e questões de gênero; Programa Segurança Mulher na UFG e Botão de Pânico

24/3, às 8h

Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

 

Inauguração do Banco Vermelho

24/3, às 13h

Campus Samambaia

类别: Notícias Noticias