Posse Fen

Nova gestão da Faculdade de Enfermagem toma posse

在 13/01/26 16:29 上。

Heliny Carneiro e Hélio Galdino assumem mandato de direção. Esta foi a primeira solenidade pública da nova reitora

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

Em um ato de grande carga simbólica, a Faculdade de Enfermagem (Fen) da Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou, no dia 13 de janeiro, a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o mandato de quatro anos, compreendido entre 2026 e 2030. O evento, realizado no auditório da faculdade, marcou a primeira solenidade pública da nova reitora, Sandramara Matias Chaves, ocorrendo quatro anos após o governo federal desconsiderar o resultado da consulta à comunidade universitária, que a havia elegido como reitora na eleição ocorrida em 2021. Deixam o mandato as professoras Camila Caixeta e Natália Del Angelo Aredes. Confira no link o álbum de fotos do evento.

Posse Fen
Posse da direção da Faculdade de Enfermagem da UFG é o primeiro ato público do novo reitorado


A professora Natália Del Angelo Aredes, vice-diretora que encerrou seu mandato, relembrou em sua fala o clima de incerteza e fragilidade do início da gestão anterior, quando a comunidade ainda utilizava máscaras devido à pandemia e enfrentava a frustração política pela não nomeação de Sandramara. Natália destacou que, ao contrário daquele período marcado pelo medo e cansaço, o mandato terminou em um ambiente de festa, sem máscaras e com a legitimidade democrática restaurada pela posse da reitora eleita. 

Posse Fen
Cerimônia teve grande participação da comunidade universitária, gestão, familiares e amigos


Ao se despedir da direção da unidade para assumir o cargo de vice-reitora da UFG, Camila Caixeta ressaltou que a cerimônia na Fen possui um significado de "reparação histórica" e justiça. Ela enfatizou a trajetória de crescimento da instituição, mas pontuou que a faculdade atingiu um patamar onde "não cabe mais neste prédio", indicando a necessidade de expansão física para acompanhar a excelência alcançada nos últimos anos. Relembrando sua trajetória iniciada em 2022, ela destacou que sua gestão foi pautada pelo cuidado com as pessoas e pela defesa da democracia e da ciência. Ela também destacou avanços em infraestrutura e serviços.

Posse Fen
Da esquerda para a direita, Hélio Galdino (vice-diretor), Heliny Carneiro (diretora), Sandramara Matias Chaves (reitora), Camila Caixeta (ex-diretora e agora vice-reitora) e Natália Aredes (ex-vice-diretora)


O novo vice-diretor da Fen, Hélio Galdino Júnior, pautou seu discurso no conceito de "esperançar", de Paulo Freire, compreendido como um verbo de ação e construção coletiva. Egresso da própria faculdade, Hélio relembrou seus 23 anos de trajetória na casa e afirmou que aceitou o desafio da gestão para retribuir à instituição que o formou como cidadão, comprometendo-se com uma administração baseada no diálogo e na transparência.

Posse Fen
Heliny Carneiro, nova diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG


A diretora empossada, Heliny Carneiro Cunha, destacou os desafios do quadriênio 2026-2030, focando na consolidação da Fen como referência nacional e internacional. Em um relato emocionado sobre sua trajetória na UFG, ela mencionou o apoio de sua família e de suas mentoras acadêmicas, reafirmando o compromisso de gerir a faculdade com foco na valorização das pessoas, na diversidade e no fortalecimento da enfermagem pública e de qualidade. Em seu discurso, ela defendeu que a faculdade não forma apenas técnicos, mas cidadãos comprometidos com a justiça social. Para ela, a Enfermagem é uma profissão transformadora, essencial para políticas de saúde que atendam às necessidades reais das populações mais vulneráveis. Para o quadriênio 2026-2030, Heliny ressaltou que sua gestão terá eixos focados na inclusão e diversidade, com o fortalecimento de políticas de combate ao racismo, sexismo e todas as formas de discriminação, promovendo uma cultura de respeito dentro da universidade.

Posse Fen
Sandramara Matias Chaves ressaltou a importância da Fen para a universidade


Encerrando a solenidade, a nova reitora Sandramara Matias Chaves destacou o longo e difícil caminho percorrido desde 2022 até a sua efetiva nomeação. Ela enfatizou que a desconsideração da lista tríplice em 2022 foi mais do que um ataque pessoal, a um CPF, foi uma afronta à escolha soberana do Conselho Universitário e à autonomia universitária.
Em sua fala, a reitora parabenizou os novos diretores e ressaltou a importância estratégica da Fen para a universidade. Para o novo ciclo, Sandramara anunciou durante a solenidade uma mudança na dinâmica administrativa: a realização de reuniões mensais com todos os diretores de unidades e órgãos para compartilhar planejamentos e desafios. Ela encerrou sua fala oficial citando Guimarães Rosa, lembrando que, apesar das oscilações da vida — que "esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa" — o que a vida exige de todos é "coragem".

posse fen
O ex-reitor Edward Madureira reforçou a necessidade de que não esqueçamos os ataques sofridos, para que não voltem a acontecer 


Em um gesto simbólico, a reitora convidou o ex-reitor e atual Vereador por Goiânia, professor Edward Madureira para falar ao público. Em seu breve discurso, Edward Madureira instou a comunidade a não esquecer os ataques à autonomia universitária e as tentativas de golpe institucional, finalizando com uma exaltação à ciência, ao SUS e, sobretudo, à democracia.

 

资源: Secom UFG

类别: Notícias FEN Posse