baile2025_02.jpg

Baile UFG celebra bodas de platina da Universidade

Sur 17/12/25 13:55.

Comemoração dos 65 anos reuniu diferentes gerações da comunidade universitária

Texto: Anna Paulla Soares

Fotos: Evelyn Parreira e Júlia Barros

 

 baile2025_02.jpg

 

 

No último sábado (13/12), a Universidade Federal de Goiás foi mais uma vez sede do evento que tornou-se uma das tradições anuais mais aguardadas pela comunidade acadêmica: o Baile UFG. O Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, foi preenchido por música, dança e clima de confraternização, enquanto o público celebrava o aniversário de 65 anos da Universidade. O álbum completo das fotos será disponibilizado no Portal UFG na próxima semana.

Na ocasião, a atual reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, citou o fundador da Instituição, professor Colemar Natal e Silva, que costumava dizer que “a UFG nasceu para ser grande”. Angelita destacou as conquistas da Universidade no ano de 2025, como o título de excelência pelas avaliações do MEC e posições de destaque em rankings universitários, como o RUF, publicado pela Folha de S. Paulo, resultados que só são possíveis devido ao trabalho colaborativo entre toda a comunidade acadêmica.

Além de marcar o fim de um ano repleto de realizações, o evento também representa o fim da gestão 2022-2025 que, de acordo com a reitora, trabalhou em conjunto para “recuperar o que foi perdido em função de um longo período de baixo orçamento das universidades federais”.

O Baile deste ano teve como tema “bodas de platina”, em referência aos 65 anos da UFG, e contou com uma novidade: as apresentações de dois grupos musicais diferentes, banda Young e banda Zebraz, no intuito de atender à diversidade de preferências do público. Segundo a coordenadora da comissão organizadora, Kelle Nogueira, o grande desafio enfrentado pela organização é, frequentemente, a limitação de recursos, oriundos exclusivamente das vendas de ingressos e disposição de patrocinadores.

Para a professora Silvana Coleta, diretora executiva da Fundação RTVE, uma das fundações de apoio à UFG, o Baile é visto com carinho pela importância do fortalecimento de um espaço para confraternização e reunião de colegas fora do momento de trabalho. Já a docente Izabela Tamaso, que leciona na Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), afirma que o baile é “um momento super especial para encontrar pessoas, confraternizar, se divertir e fechar o ano”.

A reitora eleita e nomeada para gerir a UFG a partir de 2026, Sandramara Matias, também ressaltou a relevância do Baile como uma ocasião para celebrar as realizações da Universidade durante o ano, além de um espaço de descontração para rever amigos e comemorar o aniversário da UFG.

Este ano, os patrocinadores foram a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), a Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fagep), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), o Instituto Verbena, a Unimed, o Banco do Brasil, o Sicoob, a Lummi Eventos e a Vodka Augusta.

 

 

 baile202503.png

 

Trabalho em colmeia

O professor Francisco Guilherme (Emac) e o técnico administrativo e arquiteto Gustavo Luz (FAV) ficaram responsáveis pela decoração do evento. Juntamente aos estudantes do curso de Direção de Arte, os docentes desenvolveram artesanalmente os ornamentos que embelezaram as mesas do Baile UFG. Na disciplina de exploração de materiais, o grupo utilizou cola de silicone para criar objetos cênicos tridimensionais através de uma técnica manual análoga à impressão 3D, conferindo unicidade a cada peça pelo traço do estudante.

De acordo com Francisco, a estrutura em forma de renda foi pensada para simbolizar a universidade como uma rede de coletividade e cooperação no ensino, pesquisa e extensão, enquanto a transparência dos filamentos reflete a gestão institucional e as cores (branco, azul e prata) celebram a identidade da UFG e suas bodas de platina. “Os suportes de cola quente foram iluminados por LEDs e acompanhados por uma doce surpresa para os convidados, que são também aniversariantes, pois somos a UFG”, afirmou.

O docente ainda cumprimentou os estudantes Giovanna Souza, Luan Alves, Luiza Amélio, Raquel Rodrigues e Rodrigo Koegado, que colaboraram diretamente com a ornamentação.

 

 

 baile2025_04.jpg

 

 baile2025.jpg

Source: Secom

Catégories: Notícias Noticias