Respira Goiás 1

UFG assina cooperação com Estado para realizar Programa Respira Goiás

Sur 26/11/25 11:55.

Iniciativa prevê capacitação de profissionais de saúde para identificar doenças respiratórias

Texto: Reitoria Digital

Na quarta-feira (19/11), a gestão superior participou do lançamento do Programa Respira Goiás, na Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). Na ocasião, a reitora Angelita Pereira de Lima, o coordenador do projeto, Marcelo Rabahi, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Saúde, Rasível dos Reis Santos realizaram a assinatura do termo de cooperação técnica de execução do programa, pelo qual entre si celebram a UFG e o Estado de Goiás por intermédio da SES-GO.

A iniciativa propõe um cronograma de educação continuada, com intuito de capacitar profissionais de saúde da atenção primária para identificação de sintomas de doenças respiratórias, para aprimorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento oferecido pela rede pública. O programa atende as cinco macrorregiões de saúde do estado de Goiás.

Marcelo Rabahi apresentou o projeto e expôs um acrônimo que explica sua atuação: Roteiro, Estruturação, Saúde, Pública, Integrando a saúde, Respiratória e Ações programáticas. O coordenador do Respira Goiás falou sobre sua trajetória como médico pneumologista e professor, relatando anos de esforços para melhorias no cenário de tratamento de doenças respiratórias

“Acho que isso era o que faltava, um sonho coletivo para que a gente possa entender que as pessoas não podem mais ter a tuberculose, porque o diagnóstico não é difícil e não é caro, mas a gente precisa pensar no diagnóstico e oportunizar. Por isso que o projeto se chama roteiro de estruturação”, declarou Rabahi.

A reitora acrescentou que o projeto “é um sonho que é transportado, transformado em compromisso, em pesquisa, em estudo e muitas horas de dedicação”. Angelita afirmou que o programa é mais uma parceria de eficácia entre a UFG e as estruturas do Governo de Goiás.

Source: Reitoria Digital UFG

Catégories: Notícias Faculdade de Medicina