Fórum de CT&I do Cerrado debate inovação e sustentabilidade
Em sua 18ª edição, evento apresentou exposições, mesas-redondas e a entrega do Prêmio de Popularização da Ciência
Texto: Thiago Borges
Fotos: Júlia Barros
Em 2025 a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/GO) realizou a entrega Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência junto com o 18º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cerrado. O evento foi realizado na última sexta-feira (14) e reuniu alunos, professores e pesquisadores no Instituto de Química, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Organizado pela SBPC/GO em parceria com a UFG, o Fórum inovou com uma sessão oral de apresentações dos projetos premiados. Entre os premiados estavam vários projetos da UFG, mas também de outras instituições. Confira aqui a lista de premiados
A organizadora do Fórum foi a professora do IQ, Vanessa Pasqualotto, explicou que a sessão oral foi inclusa porque nos anos anteriores sentiram falta dessa apresentação mais detalhada dos projetos premiados para o público. Entre os projetos estavam inovações em saúde, inteligência artificial, projetos de divulgação científica para o público, estudos sobre uso de jogos na educação e testes rápidos. Além da parceria com a UFG, o evento teve a colaboração da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto LG de Pós-Graduação (ILG), e da Natura. Confira fotos do evento.
Exposição - O evento foi aberto com exposições dos alunos, pesquisadores e laboratórios da UFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Federal de Catalão (UFCat), com o tema “O Cerrado como Laboratório Natural: Biodiversidade e Potencial para Ciência e Inovação”. O momento visou a troca de experiências entre os alunos e pesquisadores.
Mesas de debate - O Fórum também apresentou uma mesa-redonda com três painéis diferentes. Os temas abordados foram: “Ciência e Sustentabilidade: Caminhos para o Futuro”; “A química perfumada”, com participação do pesquisador Artur Placeres Neto, líder da área de Ciência de Fragrâncias da Natura; e “Potencial Biotecnológico da Biosílica Extraída de Microorganismos Marinhos”, com a participação da Professora Tatiana Martelli Mazzo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A programação do Fórum foi encerrada com a apresentação do Coral Vozes, da Adufg e com a cerimônia de entrega do XI Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência - Edição 2025.
Fuente: Secom UFG
