título servidora emérita Idalina Rosa

Idalina Rosa de Araújo recebe Título de Técnica Administrativa Emérita

在 08/10/25 11:32 上。

É a primeira TAE da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação a receber a honraria

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

 

“Na Igreja manda a batina, aqui na Escola dona Idalina”, com a rima divertida, o professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG), Antônio Melo resumiu o status e importância desempenhada por Idalina Rosa de Araújo na EMC, uma importância que lhe rendeu na manhã do dia 8 de outubro a mais alta honraria que um servidor pode receber na Universidade Federal de Goiás: o título de Técnica Administrativa Emérita da UFG. Idalina é a primeira técnica administrativa da EMC a receber a homenagem. O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG e teve a presença de familiares, professores e técnicos da casa, além de gestores e amigos da homenageada. A cerimônia foi transmitida pelo canal do Youtube da UFG. Confira o álbum de fotos do evento.

 

título servidora emérita Idalina Rosa
Cerimônia foi realizada no dia 8 de outubro no Salão Nobre da Faculdade de Direito

 

O professor Antônio Melo de Oliveira fez a homenagem à Idalina e destacou que a servidora juntava humildade, simpatia e competência na administração cotidiana da Escola. Por esse motivo sempre teve o respeito de seus pares. Ela, segundo o professor, é um exemplo do acolhimento e também uma exímia conhecedora da UFG. A TAE esteve na UFG desde maio de 1978 até janeiro de 2011 quando aposentou-se. Ele conta que enquanto secretária administrativa da unidade, seis diretores passaram pela gestão e a Universidade cresceu. 

título servidora emérita Idalina Rosa
Idalina destacou a importância da Universidade para a sociedade

 

Idalina ao fazer uso da palavra destacou sua emoção em receber a honraria e a compartilhou com os demais colegas. Destacou a importância da Instituição como referência para a sociedade. Lembrou das muitas mudanças que a Instituição passou, entre elas o fato de que, no início de sua carreira, usava-se máquinas de escrever. Ela também agradeceu a todos que contribuíram para a realização da solenidade. 

O diretor da EMC, Lourenço Matias, lembrou de uma frase de Mário Sérgio Cortella: “Uma pessoa só deve olhar de cima para baixo para outra se for pra ajudá-la”. Ele explicou que Idalice sempre agiu desta forma tratando as pessoas com respeito e acolhimento. Segundo o diretor, ele nunca ouviu um “senão” sobre Idalina e ressaltou o quanto ela é querida por todos. Também exaltou seu conhecimento profundo sobre a UFG e ressaltou: “Temos muita gente competente em nossos quadros, mas Idalina precisava ser a primeira”, avaliou.

título servidora emérita Idalina Rosa
Antônio Melo, Angelita Pereira de Lima, Idalina Rosa de Araújo e Lourenço Matias

 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, lembrou que a UFG é uma das poucas universidades que concedem título emérito a técnicos-administrativos, o que mostra a deferência da Instituição com o trabalho e tempo dedicado por esses servidores. Ela reiterou a fala de Idalina: “A UFG realmente é referência na sociedade, como bem disse Idalina, mas só alcançamos a excelência pelo compromisso e competência de nossos servidores técnicos e servidores docentes”, destacou.

资源: Secom UFG

类别: Notícias Servidora emérita EMC Reitoria