saladeaula04.png

Prograd apresenta balanço parcial do PROAG

On 29/09/25 16:47 .

Até o momento, 106 cursos de graduação participam do Programa de Apoio à Graduação 

Texto: Caroline Pires

 

Durante o Conselho Universitário desta sexta-feira, 26/9, a pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, apresentou o balanço parcial do Programa de Apoio à Graduação (PROAG). Lançado em março de 2025, o programa tem caráter experimental e visa oferecer apoio as coordenações de curso, com a disponibilização de recursos no valor de mil reais por mês, por doze meses, mediante a apresentação de um plano de trabalho específico, com o objetivo de atender necessidades específicas dos cursos de graduação. Ao todo, o projeto representa o investimento de um milhão de reais para os 106 cursos de graduação que já aderiram ao programa. Com esse valor, é possível que os coordenadores de curso possam aperfeiçoar os seus processos de comunicação, gestão e rotinas administrativas.  

Segundo a pró-reitora, nesses quatro primeiros meses de implementação do programa, notou-se o investimento em equipamentos e materiais que serão utilizados nos cursos de graduação, somando um total de 65 cursos que realizam planos de trabalho específicos neste sentido. "Vimos que muito desses investimentos estão relacionados a atividades práticas, planos de ensino e ações que beneficiam os estudantes de graduação da universidade. Podemos exemplificar os kits de robótica, confecção de lâminas para aulas práticos e colchão hospitalar para aulas", comentou. 

Já no eixo referente aos processos de comunicação, 15 eventos foram realizados com os recursos oriundos do PROAG, além do custeio de participação de docentes e estudantes em congressos fora de Goiânia. "Muitos dos eventos são semanas acadêmicas e de acolhimento de estudantes. Nos relatórios detalhados fica clara a relevância dessas trocas de experiências e estreitamento de relações entre docentes e discentes, além de garantir uma presencialidade maior nos espaços das Unidades Acadêmicas, que ainda sofrem com o impacto da pandemia", considerou a pró-reitora. Além disso, 53 bolsistas foram contratados, para dar maior apoio às rotinas administrativas das coordenações de curso. Vale destacar que o programa tem fluxo contínuo, sendo assim, aqueles cursos que ainda não aderiram ao PROAG podem enviar seus planos de trabalho e começar a receber os recursos que lhe cabem. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que ficou impactada com o acompanhamento das atividades e afirmou que as solicitações apontam demandas e necessidades, "o relatório informa questões muito importantes para a gestão, e estamos atentos a isso", finalizou. 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) seguirá fazendo o acompanhamento dos relatórios, e espera os participantes para o encontro de avaliação, no dia 30/10. 

 

Quelle: Secom/UFG

Kategorien: Notícias Noticias