19a_Obmep_2024_01

Obmep entrega mais de 400 medalhas a estudantes em Goiás

En 29/09/25 11:26 .

Professores e escolas também foram homenageados durante solenidade na UFG

19a_Obmep_2024_01
Cerimônia de entrega foi realizada no Câmpus Samambaia da UFG 

 

Texto: Eduardo Bandeira 

Fotos: Carlos Siqueira e Evelyn Parreira 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou a solenidade de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2024). O evento foi realizado no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, reunindo estudantes, professores e personalidades acadêmicas para celebrar o desempenho dos jovens talentos da matemática.

Durante a cerimônia, foram entregues 323 medalhas estaduais e 94 medalhas da etapa nacional. Além disso, 14 professores foram homenageados, uma escola recebeu troféu, seis escolas ganharam kits de material didático, e duas instituições foram premiadas com certificados em reconhecimento ao incentivo à educação matemática. 

Também houve uma homenagem especial ao professor José Hilário da Cruz do Instituto de Matemática (IME) da UFG, destacando sua dedicação e empenho em promover o progresso da matemática nas escolas públicas.

A mesa diretiva contou com a presença do coordenador regional da Obmep, Durval José Tonon; da diretora do IME da UFG, Ivonildes Dias; da pró-reitora de Extensão e Cultura em exercício, Adriana Régia; do pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade; do coordenador de Popularização da Ciência da UFG e membro do Comitê Pop Ciência do MCTI, Renato Cândido da Silva; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; além de representantes dos deputados Virmondes Cruvinel e Talles Barreto por meio de assessores.

Em seu discurso, o coordenador regional da Obmep, Durval José Tonon, parabenizou os professores que atuam nas escolas e ressaltou que, graças ao trabalho deles e ao empenho dos medalhistas, vale a pena investir continuamente na educação.

Ele também contou parte da história da Obmep, iniciada em 2005 com o principal objetivo de inclusão social. A edição de 2024 mobilizou mais de 18 milhões de alunos e incluiu projetos como bolsas específicas para alunos com deficiências biológicas e o Programa de Iniciação Científica Júnior, voltado ao desenvolvimento científico de jovens talentos. 

O coordenador de Popularização da Ciência da UFG, Renato Cândido da Silva, reforçou o número de 18 milhões de participantes e destacou a Obmep como o maior projeto de extensão do Brasil. Ele parabenizou professores e medalhistas pelo desempenho, ressaltou o papel do MCTI na popularização da ciência e encerrou sua fala reafirmando o compromisso da UFG com a difusão do conhecimento científico.

 

19a_Obmep_2024_02
Edição de 2024 da Obmep mobilizou mais de 18 milhões de alunos

 

O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, destacou que as políticas brasileiras são fundamentais para a popularização da ciência no País. Ele deixou a mensagem de que todos nós nascemos com um talento e que os vencedores da Obmep já tiveram seu talento descoberto, reforçando que a UFG está preparada para auxiliar os jovens nessa jornada.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, destacou como imagina que as olimpíadas foram desafiadoras para cada participante. Ele deixou votos para que os vencedores continuem estudando, se aprimorando e dando o seu melhor, reforçando a importância de seguir se dedicando à matemática e ao desenvolvimento pessoal.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias Proec IME