Novos professores participam do curso Integra Docente 2025
Cerimônia de abertura instruiu servidores sobre serviço público e particularidades da educação
Texto: Piter Salvatore
Fotos: Letícia Michalczyk
A Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAD/Propessoas) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na quinta-feira (14/8), a cerimônia de abertura do curso Integra Docente 2025. O evento contou com a presença dos novos professores em estágio probatório, gestores e outras personalidades.
De acordo com o pró-reitor-adjunto da Propessoas e diretor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, Maurício Donizetti Pieterzack, serão 14 dias de curso, com encontros presenciais e on-line divididos em dois módulos. O primeiro será composto por oficinas nas quais os professores poderão conhecer as ferramentas acadêmicas e administrativas da universidade, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa).
“Estamos cumprindo um requisito legal, uma obrigação da Universidade que visa agregar os docentes e introduzi-los ao universo acadêmico desta Instituição”, comenta o diretor.
O segundo módulo envolve palestras com o tema “Ser docente na UFG - Identidade, Práticas e Desafios”, que busca orientar os professores a respeito de políticas internas, interfaces entre as bases universitárias, aspectos trabalhistas, sindicais, diversidade, inclusão, internacionalização, integridade acadêmica e práticas pedagógicas. Neste ano, a novidade será uma palestra sobre didática no ensino superior.
Incluídas nessas atividades estão informações básicas sobre a Universidade e orientações para os profissionais sobre planejamento, cadastro de projetos, acessibilidade, softwares e outros assuntos de interesse do ofício.
Representando o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli dos Santos Júnior, Maurício também comentou a respeito da legislação e das atribuições do serviço público, como direitos previstos, férias, afastamentos, licenças e auxílios, mencionando a implementação do ponto eletrônico. Foram apresentadas também informações sobre assistência e estágio probatório.
Carreira
Bruna Cristina Borges, que trabalhará no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) na área de Imunologia, elogiou a infraestrutura da Universidade. “O instituto conta com um laboratório multiusuário extremamente completo. Os professores são renomados e a área de pesquisa é muito forte”. Com o curso, ela espera aprender sobre as normas da UFG e obter um norte de como ela deve se portar em toda a sua carreira como docente.
Quem também participou do curso foi a nova professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae UFG) Paula Fernandes. Ela contou que já foi aluna da Instituição e que retorna com “satisfação”, agora como docente. “Minhas expectativas são as melhores possíveis: espero poder retribuir para a UFG todo o conhecimento que adquiri e, principalmente, continuar trocando saberes com os novos colegas e estudantes, contribuindo ativamente para a excelência do ensino, pesquisa, extensão e inovação.”
Paula disse estar muito ansiosa para aprender mais e espera que o curso Integra Docente 2025 seja fundamental para isso. “Tenho a expectativa de que ele me ajude a me integrar cada vez mais à comunidade universitária, compreendendo melhor a dinâmica da UFG e as ferramentas disponíveis para desempenhar minha nova função da melhor forma possível”.
A reitora Angelita Pereira de Lima deu as boas-vindas aos docentes e destacou a importância do evento para aproximar os novos profissionais da educação do ecossistema da Universidade. A gestora citou as principais estimativas numéricas da UFG relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, como o número de estudantes, a quantidade de cursos de graduação, pós-graduação e especialização e a área quilométrica.
Angelita também aproveitou o momento para relembrar o surgimento da UFG como a primeira Universidade do Centro-Oeste e se referiu aos cinco câmpus pertencentes à Instituição, comentando sobre os novos cursos da unidade de Cidade Ocidental.
Sobre o curso
O Integra Docente é uma ação institucional obrigatória, prevista no artigo 10 da Resolução 18/2017 do Conselho Universitário (Consuni) da UFG, o qual dispõe que "o professor deverá iniciar, nos dois primeiros semestres de exercício na UFG, a sua participação no Curso de Docência no Ensino Superior, promovido e regulamentado pela pró-reitoria responsável pela gestão de pessoas na UFG". A participação é obrigatória para os docentes em estágio probatório. Para aprovação no curso, é necessária a presença em todas as atividades.
Source: Secom UFG
Catégories: Notícias Propessoas Reitoria
