UFG_no_Conselhao_01

Reitora da UFG toma posse no Conselhão do presidente da República

In 06/08/25 11:02 .

Mandato tem validade até 5 de março de 2027; Angelita de Lima é a única reitora do CO no grupo

UFG_no_Conselhao_01
Angelita: conselheiros atuarão em grupos para apresentar propostas para o governo federal

 

Texto: Versanna Carvalho e Ana Paula Vieira, com informações da Presidência da República

Fotos: arquivo pessoal

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, passou a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão. A solenidade formalizou a nova composição do Conselhão foi realizada nesta terça-feira (5/8), no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento fez parte da programação da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e foi presidido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O Conselhão é um órgão composto por representantes da sociedade civil e é responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo. A reitora da UFG é a única do Centro-Oeste a integrar o CDESS. Ao todo, foram nomeados 131 novos integrantes do Conselhão em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (4/8). Outros 155 conselhereiros que já estavam no Conselhão foram reintegrados. O mandato vai até 5 de março de 2027.

Em entrevista ao Boa Semana UFG desta segunda-feira (4/8), a gestora contou que o Conselhão do qual agora faz parte tem característica bastante heterogênea, refletindo a organização social do País. “Os conselheiros e conselheiras participarão e atuarão em grupos de trabalho para definir, ou para discutir e apresentar propostas para o governo federal, tendo em vista um plano de estratégia para o Brasil 2050, que na verdade é um projeto de nação. É pensar a longo prazo. Um governo é conjuntural, em grande parte. Então ele atende a demandas imediatas. E se não houver um plano estratégico, termina o governo e terminam as metas. Isso não cabe para uma nação do tamanho do Brasil”, comentou.

 

UFG_no_Conselhao_02
5ª Reunião Plenária foi presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Itarmaraty

 

Segundo Angelita, outro eixo em discussão no CDESS é a COP 30, Conferência do Clima da ONU, que vai debater ações estratégicas do ponto de vista do meio ambiente, da transição energética e da sustentabilidade. Em novembro deste ano o Brasil sediará a COP 30, em Belém.

Em discurso proferido durante a reunião plenária, Lula disse que “este Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável é a cara do Brasil que constrói a nossa prosperidade. A prosperidade verdadeira só existe se for compartilhada e só se fará com ampla e efetiva participação de organizações da sociedade civil”.

Na extensa pauta da reunião, foram abordadas questões como soberania nacional e os efeitos do tarifaço; abertura de novos mercados internacionais para o Brasil e a redução do desmatamento; assinatura do decreto que institui a Política Nacional para a Primeira Infância e o do Conselho Consultivo para a Transformação Digital; assinatura dos protocolos de intenção do Arco da Dignidade da População Negra e do programa Amazônia Mais Digital e Menos Desigual; exportações brasileiras; programas Desenrola e Acredita; reforma tributária e pix dentre outros.

 

Fonte: Secom UFG e Reitoria Digital, com informações da Presidência da República

Categorie: Notícias Reitoria