O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
05-07-25_Mutirão_HC-UFG_03

HC UFG oferece 236 procedimentos em mutirão com a Ebserh

Em 07/07/25 10:55.

Iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera nas filas do SUS para cirurgias e exames

05-07-25_Mutirão_HC-UFG_04
Angelita Pereira com representantes do HC, do MS, do MEC e da sociedade civil no mutirão

 

Texto: da redação, com informações da Comunicação Regional 27 (HC-UFG)

Fotos: Comunicação Regional 27 (HC-UFG) e Salvio Faria

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou no sábado (5/7), do Dia E, um mutirão realizado simultaneamente com outros 44 hospitais da Rede Ebserh em todo o País. Neste dia, foram oferecidos no HC UFG procedimentos de alta complexidade como cirurgias eletivas, cateterismos, exames de tomografia e de endoscopia.

O objetivo da ação é reduzir filas de cirurgias e exames, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Os 236 procedimentos oferecidos foram distribuídos em: 42 cirurgias eletivas, nas especialidades de coloproctologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e oncodermatologia; 14 cateterismos cardíacos; 100 exames de tomografia, com e sem sedação; e 80 exames de endoscopia digestiva alta.

 

05-07-25_Mutirão_HC-UFG_03
Foram oferecidas cirurgias eletivas em diferentes especialidades como coloproctologia, ortopedia e outras

 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, compareceu ao Dia E, e celebrou as realizações do HC iniciadas neste evento. Ela conta que o presidente Lula e o governo federal têm como meta reduzir o tempo de espera para acesso aos especialistas, reduzir as filas e depois colocar esse atendimento em um fluxo adequado, de acordo com a gravidade, com a demanda e a necessidade dos usuários do SUS. "Para a UFG, mais do que uma obrigação, é uma honra participar de um movimento nacional com tamanha dignidade, colocando todo o nosso pessoal e estrutura a serviço de uma meta tão cidadã, digna e necessária nesse momento no País", resume. 

Esse mutirão de atendimentos integra o Dia E, um esforço coordenado pela Ebserh e alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o Ministério da Saúde (MS). O projeto visa a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede de todas as regiões do País.

 

05-07-25_Mutirão_HC-UFG_02
Expectativa era de realizar cerca de 100 exames de tomografia, com e sem sedação

 

Em 2025, já foram realizados 166 mutirões na Rede Ebserh. Para este sábado, estavam previstos um total de 7.811 atendimentos, distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames em diversas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras.

Rede Ebserh

O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Comunicação Regional 27 (HC-UFG)

Categorias: Notícias HC UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.