
HC UFG oferece 236 procedimentos em mutirão com a Ebserh
Iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera nas filas do SUS para cirurgias e exames

Texto: da redação, com informações da Comunicação Regional 27 (HC-UFG)
Fotos: Comunicação Regional 27 (HC-UFG) e Salvio Faria
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou no sábado (5/7), do Dia E, um mutirão realizado simultaneamente com outros 44 hospitais da Rede Ebserh em todo o País. Neste dia, foram oferecidos no HC UFG procedimentos de alta complexidade como cirurgias eletivas, cateterismos, exames de tomografia e de endoscopia.
O objetivo da ação é reduzir filas de cirurgias e exames, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Os 236 procedimentos oferecidos foram distribuídos em: 42 cirurgias eletivas, nas especialidades de coloproctologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e oncodermatologia; 14 cateterismos cardíacos; 100 exames de tomografia, com e sem sedação; e 80 exames de endoscopia digestiva alta.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, compareceu ao Dia E, e celebrou as realizações do HC iniciadas neste evento. Ela conta que o presidente Lula e o governo federal têm como meta reduzir o tempo de espera para acesso aos especialistas, reduzir as filas e depois colocar esse atendimento em um fluxo adequado, de acordo com a gravidade, com a demanda e a necessidade dos usuários do SUS. "Para a UFG, mais do que uma obrigação, é uma honra participar de um movimento nacional com tamanha dignidade, colocando todo o nosso pessoal e estrutura a serviço de uma meta tão cidadã, digna e necessária nesse momento no País", resume.
Esse mutirão de atendimentos integra o Dia E, um esforço coordenado pela Ebserh e alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o Ministério da Saúde (MS). O projeto visa a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede de todas as regiões do País.

Em 2025, já foram realizados 166 mutirões na Rede Ebserh. Para este sábado, estavam previstos um total de 7.811 atendimentos, distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames em diversas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Comunicação Regional 27 (HC-UFG)