PDDU-GYN_Goias_Sustentavel_2025

Equipe liderada por docente da FIC conquista prêmio ambiental

Sur 18/06/25 17:47.

Lutiana Casaroli coordena TAEs, bolsistas profissionais e estudantes da Instituição

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Divulgação

A equipe de Comunicação e Mobilização Social do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) foi a vencedora do Prêmio Goiás Sustentável 2025, na categoria impacto social e comunicação. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/GO) e a solenidade de premiação foi realizada na quarta-feira (4/6), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Todos os componentes do grupo possuem vínculos com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo os organizadores, a proposta do prêmio neste ano foi reconhecer as práticas que contribuem para "integração harmoniosa entre os interesses humanos e a proteção do meio ambiente". Puderam concorrer, projetos realizados em Goiás, com início ou desenvolvimento a partir de 2019. As categorias da premiação são: Políticas públicas, instituição pública; Ações pelo clima; Sociobiodiversidade; Atividade produtiva sustentável; Inovação; e Impacto social e comunicação.

 

PDDU-GYN_Goias_Sustentavel_2025
Lutiana Casaroli (última à direita) é a coordenadora de comunicação do projeto

 

Os trabalhos do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) foram iniciados em meados de 2023, a partir da assinatura de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio, respectivamente da por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e seguem em andamento. Os trabalhos técnico-científicos estão sob a coordenação-geral do professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca) Klebber Formiga e do docente da mesma unidade acadêmica Raviel Basso. Ao todo, o PDDU-GYN conta com quatro equipes com mais de 60 pessoas: a equipe de Modelagem Hidrológica e Hidráulica; equipe de Meio Ambiente; equipe de Levantamento de Campo e Processamento de Dados; e equipe de Comunicação e Mobilização Social.

Uma das frentes de trabalho do PDDU-GYN se dá justamente pela equipe de Comunicação e Mobilização Social que tem a missão de difundir informações e o próprio conceito de drenagem urbana, além de atuar com ações de educação ambiental. Na comunicação, essas ações são executadas a partir de ferramentas como a assessoria de imprensa, assessoria a eventos (campanhas), identidade visual, materiais de comunicação e canais de comunicação (site e redes sociais)

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho da Comunicação é formado por 13 pessoas vinculadas à UFG e coordenado pela professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Lutiana Casaroli. Além dela, há estudantes de relações públicas e jornalismo da unidade acadêmica, bolsistas profissionais, e técnicos administrativos em educação (TAE) - jornalista e designer - da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG e da Rádio UFG - relações públicas.

Ao mesmo tempo em que era muito desejada, a conquista do primeiro lugar pegou a todos de surpresa e deixou a equipe em êxtase. A vitória emocionou desde aos mais jovens, que ainda estão em formação e se dedicam muito ao projeto, como aos profissionais mais experientes. 

Lutiana Casaroli afirma que este é um reconhecimento pelo trabalho realizado no PDDU-GYN. "O jeito que a gente faz comunicação, de modo integrado, detalhado e afetivo merece esse reconhecimento! Sinto muito orgulho das pessoas e dos profissionais que, cada um com seu jeitinho, com seu dom, são capazes de deixar sua marca nesse grandioso e desafiador projeto", emociona-se.

Atualmente, a Comunicação e Mobilização Social do PDDU-GYN é composta por Lutiana Casaroli, Elias Roberto, Gabriela Rapp, Gabriela Souza, Giovana Santos Carvalho, Natã Carvalho, Iara Gonçalves da Silva, Isadora de Farias, Jayme Leno, Lilian Mariano, Sophia Loures, Versanna Carvalho e Vitória Andrade.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias Fic Secom UFG EECA