Colégios Tecnológicos de Goiás participam da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

Colégios Tecnológicos de Goiás participam da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

On 06/04/25 12:01 .

Os visitantes podem participar, gratuitamente, de Exposições, Mostra e Workshop voltados à produção agrícola sustentável

Colégios Tecnológicos de Goiás participam da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

Os Colégios Tecnológicos de Goiás prepararam uma programação especial dedicada à formação técnica para os visitantes da 22ª edição da Agro Centro-Oeste, que ocorre neste mês. As atividades do Cotec vão ser realizadas entre os dias 4 e 7 de junho, em estande próprio, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás.

Durante os quatro dias de realização da feira, o público vai poder se inscrever em cursos e receber informações para o aprimoramento em diversas áreas do conhecimento ligado ao manejo agrícola, através de mostra, exposições e workshop, tudo de graça. Além disso, vão poder contar com orientações sobre constituição, incubação e fomento de cooperativas. Esse serviço vai ser prestado pela Gerência de Cooperativismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás, que se junta ao Cotec no estande da feira.

Nos dias 4 e 5 de junho, os visitantes do estande vão poder conhecer, de forma interativa, o projeto “Mandala Agrícola”, desenvolvido pela equipe de professores e técnicos do Cotec de Formosa com foco na produção de alimentos de forma sustentável. A proposta, baseada na agroecologia, visa otimizar o espaço de plantio a partir da combinação de culturas e a criação de pequenos animais.

No mesmo período, será ofertado o Workshop “Fungicida Natural”, no qual os participantes vão aprender a utilizar ingredientes naturais, que possuem potencial fungicida, para o combate e o controle de pragas nas lavouras. O método orgânico, que será apresentado pelo Cotec de Goiatuba, além do baixo custo para a produção agrícola, contribui para reduzir os impactos ambientais e para a saúde humana.

Já nos dois últimos dias da Agro Centro-Oeste Familiar, 6 e 7 de junho, as unidades de Goianésia e Cristalina vão fazer duas exposições focadas nas estratégias sustentáveis para identificação e resolução de problemas de conservação do solo e deficiência nutricional de plantas. Considerada uma das situações mais graves enfrentadas pelos agricultores, a erosão do solo e suas consequências para o meio ambiente serão abordadas na exposição “Manejo do solo e Erosão Hídrica”.

E para sensibilizar o público sobre a correlação de doenças e nutrição das plantas, a exposição “Plantas doentes e Catálogo de deficiência nutricional em Plantas” vai levar informações de como reconhecer, diagnosticar e controlar as doenças nas lavouras, de forma sustentável. Todas as atividades são gratuitas e vão acontecer das 8h às 18h, no estande dos Colégios Tecnológicos de Goiás.

Categories: Cotec Notícias Inscrições abertas Acof 2025