Biotiers

Empresa incubada pelo CEI/UFG recebe prêmio no Rio de Janeiro

Em 16/05/25 09:20.

BioTiers, incubada pela UFG, é premiada durante o Web Summit Rio por inovação feminina

 

Texto: Anna Paulla Soares

Fotos: Arquivo pessoal

Durante o evento de tecnologia e inovação Web Summit Rio, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de abril no Rio de Janeiro (RJ), a BioTiers, empresa incubada pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu o Prêmio Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para reforçar e incentivar a participação feminina na ciência, tecnologia e inovação. A empresa incubada pela UFG foi a representante premiada do Centro-Oeste.

Biotiers
A professora Marize Valadares recebeu o prêmio representando a CEO Lara Brito, da BioTiers

 

A professora Marize Valadares da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, esteve presente no evento representando a CEO Lara Brito, que não pôde comparecer. Segundo ela, a premiação é importante pois lança luz no empreendedorismo feminino e, nesse caso, na Região Centro Oeste. “A Biotiers concorreu com outras empresas da região e foi o destaque do ano, demonstrando que o trabalho feito tem abrangência regional e importância para a economia não apenas estadual, mas nacional”, comentou.

 

Marize ainda destacou a relevância de premiações como essa para o incentivo às mulheres na ciência, visto que a diferença de gênero ainda é um problema persistente. “É importante dar o destaque para que outras mulheres se inspirem e assim possamos romper de vez com as diferenças ainda encontradas nos gêneros. Quando explicitamos as posições destacadas em cada área, os homens ainda são maioria”, afirmou.

Biotiers
Evento de tecnologia e inovação Web Summit Rio ocorreu no final de abril

 

BioTiers

A BioTiers é uma empresa especializada em biotecnologia, dedicada a oferecer suporte científico e regulatório em diversas áreas. Com foco na avaliação pré-clínica de segurança e eficácia, a empresa fornece soluções personalizadas para setores como farmacêutico, cosmético, agroquímico e de dispositivos médicos, garantindo que os produtos atendam aos requisitos técnicos e regulatórios necessários. Dessa forma, a BioTiers auxilia seus clientes em todas as etapas do desenvolvimento, desde a concepção até a fase final do produto ou protótipo, promovendo decisões estratégicas e um acompanhamento contínuo para o sucesso dos projetos.

Para a incubação da Biotiers ao CEI/UFG, a CEO Lara Brito seguiu o edital e concorreu em 2020. Foi contemplada e já iniciou as atividades com treinamentos online e prestação de serviços à comunidade. Lara era pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro (Tox In) da FF, onde costumava receber demandas de serviços que não conseguiam atender e, por isso, surgiu a Biotiers.

O CEI/UFG

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora tanto na comunidade acadêmica quanto no público externo, incentivando a transformação do conhecimento em inovação tecnológica e capacitando profissionais para criar novos negócios ou desenvolver ações empreendedoras em diferentes contextos.

Reconhecido como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), o CEI foi o primeiro ambiente de inovação do país a receber a certificação CERNE 2, o que atesta suas boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores e geração de negócios. Hoje, O CEI/UFG destaca-se no cenário nacional de incubação, servindo como modelo para a implantação de outras iniciativas no setor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias CEI BioTiers Incubadora Empreendedorismo prêmio participação feminina