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Confira os 8 cursos da UFG que alcançaram a Excelência no Enade

Em 07/05/25 17:03.

Resultado coloca os cursos da UFG entre o 6% melhores do país

 

Texto: Caroline Pires

 

Oito cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram classificados com conceito 5, o máximo possível, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do ano de 2023. O resultado foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, e coloca os oito cursos da UFG no seleto grupo de apenas 6% que foram classificados com o conceito máximo. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso.
Foram conceituados em excelência máxima os cursos de Medicina (FM), Medicina Veterinária (EVZ), Nutrição (FANUT), Odontologia (FO), Engenharia Civil (EECA), Arquitetura e Urbanismo (FAV), Engenharia Química (IQ) e Engenharia Mecânica (EMC). No ano de 2023, a UFG alcançou um percentual de participação de 92,5% e teve cinco, entre os oito cursos avaliados, como os melhores do país, sendo eles Nutrição, Odontologia, Agronomia, e as Engenharias Florestal e Química. Os resultados mostram ainda que 42% dos cursos avaliados na UFG foram conceito 5, mas, quando se compara com Brasil, apenas 6% alcançaram essa classificação.
Mais de 1.100 estudantes da UFG realizaram a prova do Enade em 2023, e cada um deles ajudou a UFG a ocupar a 17ª posição entre as 68 Universidades Federais que tiveram cursos avaliados.. Quando se analisaram os dados da Região Centro-Oeste, observou-se que 29 cursos foram avaliados com o conceito 5 e, dentre os quais, 9 eram da UFG. Destaca-se o desempenho dos estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Química, pois foram os únicos cursos dessas áreas a alcançarem o conceito 5, em toda a Região Centro-Oeste.
O Pró-reitor de Graduação, Prof. Israel Elias Trindade, comemorou o desempenho dos cursos da UFG nesta última edição do Enade e atribuiu o êxito ao esforço coletivo institucional, resultado de um planejamento estratégico: "Quando a universidade cria em sua estrutura uma Secretaria de Planejamento, que dentre tantas missões, tem a de acompanhar os processos avaliativos aos quais a instituição é submetida; quando a Pró-reitoria de Graduação cria em sua estrutura uma Diretoria de Gestão Curricular para apoiar e subsidiar as unidades acadêmicas nas tomadas de decisões, a universidade aponta o caminho para onde devemos caminhar e o resultado não poderia ser outro senão uma melhoria na qualidade do ensino de graduação".
Esse resultado, segundo o Pró-reitor, se soma ao das visitas in loco, nos quais a UFG também está obtendo resultados acima da média nacional. "Todo esse empenho da reitoria e das unidades acadêmicas por meio de seus diretores, coordenadores, docentes, técnicos e estudantes vem para consolidar a posição de destaque da UFG, na faixa máxima do índice geral de cursos". Em 2024 a UFG recebeu visitas de aproximadamente 27 avaliações in loco. Dos quais 21 cursos foram avaliados com o conceito 5.
A reitora da UFG entende que o resultado no Enade é um reflexo da qualidade do Ensino na UFG. “Precisamos considerar o trabalho integrado da graduação e o fato da valorização da graduação na UFG ter sido uma das grandes marcas desta gestão. Fizemos ações efetivas para impulsionar a graduação e estamos já, em curtíssimo prazo, colhendo os frutos desta decisão”, destacou a reitora. Segundo ela, o espírito de comprometimento dos estudantes também ficou evidente nesta edição e isso dá um mapa de como a formação dos estudantes na UFG tem sido eficaz e eficiente. “A UFG já tinha alcançado a excelência na pós-graduação e agora comemoramos essa conquista também na graduação”, destacou a reitora. Angelita Lima lembrou que “esses estudantes que prestaram o ENADE em 2023 fizeram parte do ensino remoto emergencial, durante a pandemia. Isso é uma resposta importante da UFG para a sociedade, os nossos alunos não tiveram prejuízo. Saíram-se muito bem em exames nacionais, inclusive ao comparar com o desempenho de estudantes do país todo” destacou.

 

Como é composto o conceito do Enade?

A prova do Enade é composta por uma parte que corresponde a questões gerais, somando 25% da avaliação, e os outros 75% são questões específicas do curso. “Nas questões de formação gerais, todos os cursos da UFG superaram a média das outras universidades federais. Ou seja, no curso de Agronomia, por exemplo, o estudante da UFG apresentou um desempenho 19% superior aos alunos das outras Universidades Federais”, exemplificou o prof. Paulo Henrique Cirino Araújo, Diretor de Estudos Estratégicos (DEE/Secplan) e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFG).
Os cursos de Engenharia Civil, Florestal, Mecânica e Química foram ainda mais excelentes na prova de conhecimentos específicos, superando em mais de 10% a média da nota das instituições federais de ensino. “A prova é complexa e envolve conhecimentos que o aluno realmente precisa ter dominado ao longo do curso. Observamos que, em comparação a média nacional, os nossos estudantes superam o desempenho médio em formação específica.”, detalhou o professor. O professor explicou ainda que os cursos de Nutrição, Odontologia, Engenharia Florestal e Engenharia Química estão entre os melhores cursos do país. “Os estudantes de Nutrição, por exemplo, alcançaram o 6º melhor resultado entre as Universidades Federais e o 10º no país”, afirmou.
Ele explica ainda que a importância prática do Enade está na sua relevância para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é uma das medidas mais importantes de qualidade de um curso superior, medido pelo MEC. “Somado a outras variáveis, o Enade, principalmente, é um importante componente para definir o CPC. Esse desempenho favorável, bem como os excelentes resultados obtidos em avaliações anteriores, permitiu que a UFG aumentasse o CPC de seus cursos, o que tem resultado, sem dúvidas, na classificação que a instituição alcançou no Índice Geral de Cursos (IGC). Apenas relembrando, a UFG alcançou o conceito máximo (5), em um cenário que apenas 20 das 69 Universidades Federais atingiram. O caminho da melhoria é contínuo e a manutenção dele também, por isso precisamos redobrar os esforços institucionais para a consolidação da UFG no cenário nacional e internacional”, concluiu.

 

Como os estudantes enxergam a UFG?

Ao participarem do Enade, os estudantes são submetidos a um formulário, que avalia tanto o curso quanto a instituição. Entre as atividades mais elogiadas estão o estágio supervisionado, o trabalho de conclusão curso e estímulo à organização pessoal durante a graduação. “Os estudantes também destacaram positivamente as oportunidades de participação em pesquisas, em atividades de extensão e em programas de iniciação científica. Foi recorrente também a forma como os cursos foram capazes de promoverem avanços na capacidade de reflexão e avaliação crítica dos estudantes”, frisou. Independente da área, os estudantes também reconheceram que os cursos foram importantes para o desenvolvimento ético e na formação profissional, “nesse quesito 85% se consideraram muito satisfeitos com a UFG”, concluiu.

 

Vivência estudantil prática e multidisciplinar

Comemorando 50 anos de criação em 2025, o curso de Nutrição da UFG também recebeu a nota máxima no Enade 2023. A diretora da Fanut, Ana Tereza Vaz, entende que este é um resultado coletivo do “esforço coletivo de nossos estudantes, professores, técnicos-administrativos e toda a comunidade acadêmica que dedica com seriedade e comprometimento à excelência do ensino, reforçando a visão da FANUT em “aprimorar-se como referência nacional na formação acadêmica e alcançar a excelência em pesquisa até 2030”, completou. Entre as ações, ela destacou a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), atuante no acompanhamento do projeto pedagógico do curso e no assessoramento das questões acadêmicas, além do diferencial dos estágios supervisionados, que proporcionam uma experiência completa de aprendizado prático.
Segundo ela, o reconhecimento se sustenta na sólida proposta pedagógica do curso, “aliada a formação teórica de qualidade à vivência prática desde os primeiros períodos, contando com a adoção de diversas metodologias ativas de ensino e uma boa integração com a pós-graduação”, explicou. Fomentando o envolvimento dos estudantes, desde o primeiro período, em projetos de ensino, pesquisa e extensão, ela entende que os alunos são formados de maneira mais completa, integrando conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, e gerando uma visão crítica e ampliada dos determinantes de alimentação e nutrição.

 

Escuta dos estudantes e formação docente

Afirmando que o resultado exitoso no Enade é fruto do trabalho coletivo da Faculdade de Odontologia, o diretor da Unidade Acadêmica, Gersinei Freitas, destacou as ferramentas que têm sido implementadas ao longo dos anos visando melhorar o Ensino. “É o caso dos conselhos de classe, avaliações docentes pelos discentes, o serviço de atendimento aos estudantes, para que aqueles que precisem, tenham acesso a equipamentos específicos do nosso curso”, exemplificou. De acordo com ele, essa oferta de instrumentais adequados inclui os estudantes e colabora para a motivação de permanência no curso de Odontologia.
Segundo ele, a formação dos docentes é um outro diferencial do curso, já que todos os professores da FO possuem título de doutores. “Nossos 53 docentes efetivos têm doutorado, nas mais diversas especialidades. Nas últimas décadas temos vivido a profissionalização da carreira docente que refletiu também na criação de mestrados e doutorados que também oferecem suporte para a graduação”, pontuou. Os laboratórios de pesquisa que funcionam na FO estimulam ainda, docentes e discentes, a seguirem se aprimorando, “isso faz com que o curso cresça em qualidade”, concluiu.

 

Formação integral e pensamento crítico

Criado há 16 anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG está sediado na Faculdade de Artes Visuais (FAV) e recebe 60 novos alunos anualmente. Fábio Ferreira de Lima, coordenador do curso, destacou também que o êxito da conquista do conceito 5 é resultado do compromisso do corpo docente com a qualidade do ensino. “Esse compromisso não se limita apenas ao domínio técnico de conteúdos, parte fundamental do exercício da profissão, mas também envolve muita dedicação em relação à formação integral dos estudantes e a promoção do pensamento crítico, das responsabilidades enquanto cidadãos”, destacou.
Ele ressaltou ainda a importância e o compromisso do curso com ações de inclusão e diversidade, visando garantir a todos os estudantes um acesso ao aprendizado, em um ambiente criativo e inovador. “Temos como diferencial esse acesso equitativo ao aprendizado e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e pessoal, incentivando-os a explorar novas ideias e a contribuir positivamente para a sociedade”, finalizou.

 

Trabalho coletivo e preparação específica para o Enade

A Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG é uma das unidades acadêmicas mais antigas da Universidade, e recebe 102 novos estudantes anualmente no curso de Medicina Veterinária, que também alcançou o conceito 5 no Enade. O diretor da EVZ, Adilson Damasceno destacou o empenho de todos da unidade que contribuirão para que esse resultado fosse alcançado, atuando desde a participação em reuniões de planejamento com a Diretoria de Gestão Curricular da Prograd, bem no início do processo de avaliação, até o acompanhamento das justificativas apresentadas pelos estudantes que não compareceram ao Enade.
O professor explica que a EVZ realizou uma prova semelhante a do Enade para que os estudantes pudessem participar e identificar necessidades de reforço dos conteúdos com antecedência. “Preparamos um simulado com questões de provas anteriores do Enade, sorteamos brindes no dia da prova, para estimular a participação, e oferecemos o feedback para aqueles que tiveram piores resultados para que fosse estimulados a melhorar nesses tópicos. Tudo isso com o objetivo de seguir aumentando nossos índices e formar profissionais cada vez melhores”, destacou o diretor.
Ele explica ainda que a EVZ acompanhou de perto as respostas dadas pelos estudantes no questionário obrigatório que deve ser preenchido, como parte do Enade, visando conhecer melhor as realidades e entender quais são os pontos que precisam ser melhorados. “Estamos cientes de que há muito o que fazer para elevarmos e mantermos esses índices nos próximos anos e devemos nos dedicar na identificação e resolução dos pontos fracos da EVZ”, ressaltou o diretor.

 

Compromisso da comunidade acadêmica

O diretor do Instituto de Química, Wendell Coltro, comemorou o fato de, entre os cursos de Engenharia Química do país, o da UFG ter obtido o valor de 4,891 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) contínuo, alcançando a maior nota do Brasil. “O curso de Engenharia Química da UFG foi o primeiro curso criado na região Centro-Oeste e tem se destacado pela rápida inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho”, destacou. Também entre os 186 cursos do país, a Engenharia Química da UFG conquistou o 2º lugar no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). “Este resultado é fruto do trabalho dos docentes do curso de Engenharia Química, IQ , unidades parceiras envolvidas da UFG e do importante desempenho dos alunos em realizar a prova de maneira compromissada, demonstrando todo conhecimento adquirido”, concluiu Araceli Aparecida Seolatto, coordenadora do curso.

 

Prática e formação de pensamento crítico

Como uma das faculdades fundadoras da UFG, e conhecida pelo seu comprometimento e dedicação ao Ensino, a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) comemorou a conquista do conceito 5 pelo curso de Engenharia Civil. O coordenador do curso, Janes Cleiton Alves de Oliveira, considera que o excelente desempenho é resultado de uma série de fatores que contribuíram para o reconhecimento. “O grande diferencial do curso é sem dúvida o corpo docente qualificado, experiente, com uma abordagem de ensino capaz de articular teoria x prática, contribuindo para desenvolvimento profissional dos discentes”, frisou.
O professor ressalta ainda que a grande maioria dos estudantes são bastante participativos e estão inseridos em programas de estágio e iniciação científica, “o que também contribui para o desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade”, exemplificou. Segundo ele, essa articulação gera a oportunidade de aplicar a base teórica aprendida em sala de aula em um contexto real “na prática da profissão, seja nos escritórios de projetos ou nos canteiros de obras”, concluiu.

 

Aulas práticas, ambiente físico e atividades de pesquisa e extensão

O curso de Engenharia Mecânica (EMC) se manteve com conceito 5 em mais essa avaliação do Enade. Marlipe Garcia Neto, coordenador do curso, destaca que uma conquista dessa envergadura nunca é resultado do trabalho de uma pessoa só, mas de toda uma equipe de servidores e discentes que trabalham em prol da crescente melhoria do curso. Ele entende que uma série de fatores motivaram essa conquista, em especial as aulas práticas em laboratório, "a internet não consegue proporcionar a preciosidade de uma aula prática em laboratório, nossos docentes são tão motivados em proporcionar as melhores práticas possíveis que, muitas vezes, colaboram com a aquisição de materiais com recursos próprios", contou. Ele ainda elogiou o prédio onde funciona a EMC, no campus Samambaia, pela sua estrutura e maneira como foi pensada a construção, "toda a manutenção é feita sempre em dia, e só temos a agradecer a toda a equipe de servidores técnico-administrativos", agradeceu o professor.

Além disso, o coordenador destacou a conexão estabelecida entre ensino, pesquisa e extensão. "Prezamos por um ensino de qualidade, tanto na teoria quanto na prática, e não posso deixar de destacar a disponibilidade dos nossos professores neste sentido. Na extensão, sempre são oferecidas possibilidades de engajar nossos alunos em competições e atividades das mais diversas. Podemos citar a Equipe Optimus, que desenvolve um veículo tipo Fórmula; a Equipe Aerodayctil, que projeta e constrói um aeromodelo; e a Equipe Caryocar, responsável por um veículo Baja Off-Road", exemplificou. Por fim, ele destacou oportunidades como o PET Engenharias, "que eu particularmente considero um dos melhores da UFG pela forma como relaciona a tríade universitária", e as oportunidades de mobilidade acadêmica, por meio de programas como o Brafitec. 

 

Formação prática e humanística

Os dados do Enade mostraram que 52% dos estudantes concluintes do curso de medicina se declaram brancos, enquanto 48% são pretos, pardos ou indígenas, superando os mais de 70% dos estudantes brancos, quando se observa a média nacional. O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Waldemar Amaral, destacou a sua alegria em saber que a nota do Enade refletiu a qualidade do ensino oferecido pela unidade acadêmica. “Essa nota de excelência nos coloca como as melhores universidades do país e ficamos muito felizes com esse crescimento exponencial, ao longo dos nossos 65 anos”, destacou. Segundo ele, acompanhar esse critério de avaliação do Ministério da Educação, aponta que a FM está no caminho certo e segue honrando o caminho apontado por seus pioneiros. “Os laboratórios, equipamentos, e estrutura em geral, oferecem um ensino técnico diferenciado. Mas para além disso, tenho a plena consciência que nossos alunos são formados também na parte humanística”, finalizou.

Fonte: Secom/UFG

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