
Loja UFG é inaugurada no Espaço das Profissões
Inicialmente baseado em um TCC, projeto oferece itens exclusivos da marca UFG
Texto: Piter Salvatore
Fotos: Carlos Siqueira
A Loja UFG ganhou vida no primeiro dia do Espaço das Profissões, na terça-feira (6/5), marcando a concretização de um projeto idealizado há muito tempo. A loja oferece uma variedade de produtos com a marca da Universidade Federal de Goiás, como bonés, camisetas, canecas, garrafas térmicas, canetas, estojos, sacolas, cadernetas e cadernos.
Além do ponto de venda no Espaço das Profissões, a Loja UFG terá pontos fixos na Livraria UFG, no Pátio das Humanidades, e no Café das Letras, ambos no Câmpus Samambaia. No Câmpus Colemar Natal e Silva, ela estará presente na Livraria da Faculdade de Educação. A loja também funcionará de forma itinerante em eventos, como a semana de matrículas e o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A versão digital pode ser acessada aqui. As camisetas, disponíveis na cor preta, atendem a diversos tamanhos, e os bonés estão disponíveis nas cores preta e branca. Os preços variam de produto a produto.
O projeto foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o objetivo de reforçar o vínculo da comunidade acadêmica com a UFG e oferecer um espaço moderno e acessível para que produtos personalizados e únicos possam ser adquiridos.
Apoio coletivo
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, destacou que o lançamento é uma iniciativa de comunicação estratégica, e que permitirá às pessoas "levar sempre a UFG com elas em um souvenir, num lápis, numa garrafa, numa caderneta". Ela também ressaltou o papel fundamental da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG na aplicação e no desenvolvimento do design. A pró-reitora também destacou o apoio da Fundação RTVE, que contribuiu para a viabilização do projeto.
A coordenadora da Loja UFG, Nathália Rodrigues, mencionou que a criação surgiu de uma demanda da comunidade universitária, dos familiares e dos ingressantes, que desejavam ter algo físico capaz de remeter à Universidade. “Esse projeto recebeu vários ‘sim’. Ele começou, na verdade, como um movimento, uma demanda da comunidade universitária e também dos familiares e das pessoas que estão entrando na UFG. Esse sentimento de pertencimento, essa vontade de ter uma lembrança”. Nathália explicou que a loja foi planejada para ser autossustentável, contando com a adesão da comunidade universitária e da sociedade para cobrir os custos de produção dos itens, além de investimentos futuros.
Traçados anteriores
A ideia da Loja UFG tem raízes múltiplas. Inicialmente, ela foi baseada em um projeto acadêmico, mais especificamente em um plano de negócios, desenvolvido a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Administração da UFG. Nathália Rodrigues, egressa do curso, revelou que seu próprio TCC foi utilizado como piloto.
Um grupo de trabalho estudou e adaptou esse plano de negócios para o modelo da loja. O estudo envolveu a análise da viabilidade técnica, financeira, operacional e de marketing. O grupo foi formado pela Secretaria de Planejamento (Secplan), Proec, Gabinete da Reitoria, e Faculdades de Artes Visuais (FAV), de Informação e Comunicação (FIC) e de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face).
Em sua fase inicial, a Loja UFG combinará vendas físicas e digitais, o que possibilitará um estudo detalhado da demanda e da resposta do público aos produtos, orientando os próximos passos.
Fonte: Secom/UFG