
Saúde Mental é tema de abertura do UFG Doutoral
Programa trabalha temas transversais que auxiliam o pós-graduando em sua trajetória
Texto: Daniel Henrique Ferreira*
Fotos: Júlia Mariano
Durante a pós-graduação vários elementos podem afetar a saúde mental. “É uma série de desafios. Como é que eu vou me tornar um bom professor, um bom pesquisador? E uma série de mitos e terrorismos que a gente ouve”, ressaltou o professor doutor em Psiquiatria e professor titular da UFJF, Alexander Moreira Almeida durante a aula inaugural do Programa UFG Doutoral, realizada nesta segunda-feira (24/3) no auditório da Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, no Câmpus Samambaia. O evento reuniu a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás.

O professor ressaltou pontos importantes da vida dos docentes e discentes da pós-graduação, e quais elementos podem afetar a saúde mental nessa fase da vida dos estudantes, e falou sobre a necessidade da persistência para o enfrentamento desses problemas, como uma forma de superar a necessidade de bonificação instantânea. “Persistir é um dos traços mais importantes. A persistência, tecnicamente, é a capacidade de manter o comportamento sem gratificação imediata”, afirmou.
UFG Doutoral
O evento também contou com a participação do pró-reitor do Programa de Pós-Graduação (PRPG), Felipe Terra Martins, que destacou a importância do programa UFG Doutoral para a Universidade Federal de Goiás. “O UFG Doutoral é um diferencial da Universidade Federal de Goiás. Não são todas as universidades que têm um programa institucional, com o objetivo de trazer disciplinas, palestras e iniciativas transversais”, disse.

Criado em 2022, o Programa de Apoio à Formação Doutoral, também conhecido apenas como UFG Doutoral, é um conjunto de ações que visa o incentivo à formação pessoal e profissional de pós-graduandos e orientadores.

O projeto conta com cursos, conferências, palestras, encontros, seminários, e eventos, ministradas por professores renomados e que abordam temas como a ética, a comunicação científica, o trabalho em equipe e a otimização de carreira. Para saber mais sobre o programa e cronograma de eventos, acesse: ufgdoutoral.ufg.br
*Daniel Henrique Ferreira é estudante de Estágio Obrigatório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás, orientado pela Jornalista Kharen Stecca
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias PRPI PRPG UFG DOUTORAL saúde mental