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Programa de Monitoria Acadêmica é reformulado e passa por melhorias

En 10/01/25 13:30 .

Inovações incluem aumento no valor das bolsas e seleção de projetos para reduzir evasão

Texto: Versanna Carvalho

A partir de 2025 o Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai passar por uma ampliação com a finalidade de contemplar mais estudantes e unidades acadêmicas, além de promover melhorias e fortalecimento. As principais mudanças são o incremento de 77% no valor da bolsa, passando de R$ 394 para R$ 700, e o aumento de 56% no número de bolsas oferecidas, que sai das atuais 320 e passa para 500. Outra novidade é o aumento do número de parcelas das bolsas de monitoria 4 para até 12 mensais. Para levar as novidades adiante, serão aportados R$ 4,2 milhões oriundos da verba de custeio da Instituição. No próximo dia 27 de janeiro, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia. vai ser realizado um evento de apresentação do programa e para tirar dúvidas. A oficina também vai ser transmitida pelo canal UFG Oficial, no YouTube. 

A facilitação do processo de submissão dos projetos, melhor divulgação das atividades de monitoria para os discentes e engajamento dos docentes participantes do programa também estão no radar da Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência da Pró-Reitoria de Graduação (Dadd/Prograd/UFG), que está a frente da Comissão Institucional do Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da UFG.

Segundo uma avaliação realizada pela Dadd, a monitoria é essencial para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e contribui para na melhoria dos desempenho acadêmico dos participantes. Ainda em janeiro vai ser lançado um edital para a realização de um processo seletivo voltado a discentes da graduação e da pós- graduação (stricto sensu) que pretendem atuar como monitores nos cursos de graduação da Universidade no período letivo de 2025 e 2026. 

A diretora da Dadd, Amone Inácia Alves, explica que a seleção vai ser feita via planos de trabalho de ensino, que deverão ser submetidos pelas unidades acadêmicas interessadas em participar do Programa de Monitoria Acadêmica da UFG. É a partir daí que serão concedidas bolsas de monitoria e também de participação voluntária dos estudantes. “A distribuição de bolsas vai ser proporcional à demanda de cada unidade acadêmica (UA) que tiver o seu plano de trabalho de ensino aprovado. Queremos assegurar equidade e o atendimento às diferentes necessidades pedagógicas da Universidade”, pontua Amone.

O plano de trabalho de ensino com monitora deve seguir as diretrizes anteriormente estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura  (Cepec/UFG) com as Resoluções Cepec/UFG 1.693 e 1.692, de 10 de setembro de 2021.

Proposta unificada

O coordenador de Projetos de Ensino/Monitoria da Dadd/Prograd, Monarko Nunes de Azevedo, ressalta que cada unidade acadêmica deve elaborar um único plano de trabalho de ensino com monitoria para concorrer ao edital. “Queremos que o plano seja resultado de uma proposta unificada entre docentes e coordenadores e que reflita as reais necessidades pedagógicas da unidade com as estratégias e justificativas para a concessão das bolsas de monitoria. Também queremos reforçar o compromisso com a inclusão e a equidade”, afirma.  

Amone Alves comenta que cabe à unidade acadêmica proponente indicar o número de vagas pretendida para os estudantes de graduação e da pós-graduação. “É importante observar que as vagas de monitoria para discentes da pós-graduação deverão respeitar o limite máximo de 25% do total solicitado pela unidade”, diz a diretora da Dadd.

A monitoria acadêmica da UFG está sendo reformulada com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação em diferentes aspectos. Levando isso em conta, os planos de trabalho de ensino com monitoria estão considerando propostas educativas que contribuam com a redução da evasão e a retenção dos estudantes com alto risco de evasão em disciplinas com taxas de reprovação e cancelamentos e contribuição para a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes nos cursos de graduação da UFG e na educação básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), dentre outros.

Monitoria

A monitoria é um programa acadêmico que busca promover o desenvolvimento do ensino e fomentar as aptidões dos estudantes relacionadas à docência. Ao participar da monitoria um estudante (monitor) realiza atividades de cunho pedagógico sob a supervisão de um docente (professor orientador) com o objetivo de promover o aprendizado.

Documentos

Resolução Cepec/UFG 1.693 -  Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resolução Cepec/UFG 1.692 - Regulamenta os Projetos de Ensino no âmbito da UFG 

 

Fuente: Secom UFG (10/1/2025)

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