Confucio01.jpg

Instituto Confúcio celebra 5 anos de parceria com a UFG

On 12/11/24 18:24 .

Comemoração levou a cultura chinesa até a Faculdade de Letras

Texto: Eduardo Bandeira

Fotos: Júlia Barros

 

Na semana do aniversário de 64 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG), comemorado em 14 de dezembro, a atmosfera é marcada por festividades. Nesta terça-feira, 10/12, foi realizada a celebração dos cinco anos do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG. O evento, realizado na Faculdade de Letras (FL), destacou a parceria e a contribuição frutífera promovidas pelo intercâmbio das culturas chinesa e brasileira. Confira a galeria de fotos do evento.

Durante o evento, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a importância da parceria entre Brasil e China para o fortalecimento de iniciativas de desenvolvimento sustentável e a ampliação da inserção global de ambos os países. Ela ressaltou que a aproximação com instituições chinesas está alinhada às estratégias de internacionalização da universidade, vista como uma ferramenta essencial para alcançar a excelência institucional, especialmente na área da saúde.
Angelita Lima enfatizou ainda o papel do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa como catalisador para a troca de saberes entre a medicina tradicional chinesa e a medicina ocidental. A reitora salientou que o Instituto, único na América Latina com essa abordagem, tem gerado impactos significativos na saúde da comunidade, com mais de 3 mil atendimentos realizados no Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa, sediado na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG).

 Confucio02.jpg

 

A reitora ainda expressou o entusiasmo pela renovação do acordo do Instituto Confúcio, reforçando o compromisso com a continuidade do intercâmbio acadêmico e cultural. Ela destacou a cooperação em pesquisa científica e o lançamento de um programa de mestrado colaborativo, previsto para 2025.

O diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, Francisco José Quaresma, destacou o simbolismo do marco, que reflete tanto o sucesso do projeto quanto a crescente integração de saberes e culturas entre Brasil e China. Ele ressaltou a relevância dos cursos oferecidos pelo Instituto, que incluem não apenas língua e cultura chinesas, mas também medicina tradicional chinesa.

Quaresma lembrou que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades do Instituto foram iniciadas em 2021 com cursos online, atendendo não só estudantes e profissionais de Goiás, mas também de outras regiões do Brasil. Ele enfatizou que o Instituto é o único na América Latina a oferecer cursos de medicina chinesa, o que ampliou seu alcance e impacto.

O diretor também frisou o papel do Instituto Confúcio como um centro de referência na UFG e como ponto de conexão para o intercâmbio cultural e acadêmico entre os dois países. Ele mencionou iniciativas como cursos, palestras, workshops e atendimentos no Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa, além de parcerias internacionais. O diretor aproveitou a ocasião para celebrar datas significativas, como os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, e os 20 anos da criação do primeiro Instituto Confúcio no mundo.

 

 Confucio03.jpg

 

Atividades

Os corredores da FL ganharam uma atmosfera especial para o evento. Uma exposição fotográfica retratando a riqueza da cultura chinesa foi montada para encantar os visitantes, complementada por luminárias chinesas cuidadosamente dispostas ao longo do espaço.
Enquanto as falas das autoridades ocorreram no auditório, outras atividades, como a tradicional dança do dragão, um dos momentos mais emblemáticos da cultura chinesa, encantou os presentes no Bloco Bernardo Élis, onde também foi oferecido um coffee break para os participantes.
Compareceram à solenidade a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro; o diretor da Faculdade de Letras (FL), professor Jamesson Buarque; o diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, professor Francisco José Quaresma Figueiredo; o diretor chinês do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, Lyu Jinchao, além de outros representantes chineses e autoridades acadêmicas.

 

Confucio01.jpg

 

 

 

 Confucio04.jpg

 

Saiba mais

Lançada primeira etapa do Plano Diretor da UFG 2025 - 2035

Salão Nobre da Faculdade de Direito é reinaugurado nos 64 anos da UFG

Série CEI Memória traz dez depoimentos de empreendedores

Instituto Confúcio celebra 5 anos de parceria com a UFG

Museu Antropológico lança Observatório dos Povos Indígenas de GO

TV UFG comemora seus 15 anos

Segunda temporada do UFG Memória Relatos é lançada no CCUFG

Comunidade acadêmica recebe Certificado Consuni 2024

UFG divulga a programação da semana de aniversário de 64 anos

 

Source: Secom

Categories: Notícias Noticias