30_anos_Lapig_27-11-24

Lapig UFG realiza solenidade para celebrar 30 anos de história

Em 28/11/24 10:58.

Laboratório produz e organiza dados para monitoramento dos biomas brasileiros

Texto e fotos: Reitoria Digital UFG

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, participou, na quarta-feira (27/11), da celebração dos 30 anos do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig), vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa). Desde 1994, o Lapig tem sido uma referência na sua área com diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que lhe deram protagonismo não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Jesiel iniciou sua fala destacando a atuação do professor Laerte Guimarães, fundador do Lapig, e com atuação no laboratório desde então. Além disso, o vice-reitor ressaltou sobre o impacto social e econômico do laboratório. “Eu diria que a principal importância do Lapig não está necessariamente no impacto imediato ou na aplicação prática das pesquisas realizadas, mas sim na excelência científica que fundamenta todas as suas atividades. Com uma base sólida de ciência de alta qualidade, aliada a pessoas bem formadas e comprometidas, os resultados são processos, projetos e ações de relevância não apenas científica e técnica, mas também econômica e social”, afirmou.

30_anos_Lapig_27-11-24
 Lapig tem sido uma referência na sua área com diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão

 

Em um discurso emocionado, o professor Laerte ressaltou a história de sucesso do Lapig e as parcerias feitas ao longo dessas três décadas. “Temos uma formação centrada na pesquisa e aplicada em problemas do mundo real. É isso que a gente faz no Lapig. A gente realmente busca aquilo que a gente fala. Geralmente, a gente vai falando de forma protocolar sobre ensino, pesquisa e extensão, mas eu, com muito orgulho, falo que a gente consegue, nem sempre com o maior sucesso que a gente gostaria, mas eu diria que com uma boa margem, conciliar o ensino, a formação, a pesquisa e a extensão”, finalizou.

 

30_anos_Lapig_27-11-24 (1)
Professor do Iesa Laerte Guimarães está no Lapig desde a sua criação



Ao longo dos anos, o Lapig estabeleceu parcerias com universidades e centros de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, focando na produção e organização de dados geográficos e documentais para o monitoramento territorial e ambiental dos biomas brasileiros e suas paisagens naturais e antrópicas.

Saiba mais

Titular da Sesu MEC vem à UFG e faz visita guiada a laboratórios e ao PTS

UFG é escolhida para compor GT do Ministério do Meio Ambiente

Cempa ministra disciplina sobre meteorologia sustentável no Cerrado

Lapig participa de pesquisa que mostra avanço do desmatamento

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias Iesa Reitoria