cecane_15_anos_01

Cecane UFG comemora 15 anos com evento e lançamento de e-book

Em 25/10/24 17:50.

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar é referência no Estado de Goiás

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

 

A celebração dos 15 anos do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) vinculado a Faculdade de Nutrição (Fanut/UFG) promoveu o resgate histórico da unidade por meio de seus idealizadores e atuais colaboradores. Durante toda a manhã de sexta-feira (18/10), a equipe de docentes, discentes, colaboradores e parceiros foi homenageada e recebeu um simbólico troféu pela contribuição ao Centro, que hoje é uma referência no desenvolvimento de ações em Goiás e nos municípios em prol da qualificação e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

 

cecane_15_anos_01
Constituição da unidade da UFG teve origem no envolvimento com um projeto sobre agricultura familiar

 

O evento também contou com o lançamento do e-book “Educação Alimentar e Nutricional na Escola: Reflexões e Possibilidades", idealizado pelo Cecane/UFG, e organizado pela nutricionista e agente do Pnae, Daiany Bezerra, e pela professora da UFG e vice-coordenadora do Cecane UFG, Géssica Mercia. 

A primeira mesa de homenageados contou com a presença da diretora da Fanut, Ana Tereza Vaz; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec/UFG), Luana Cássia Ribeiro, que também representou a reitora Angelita Pereira Lima; da superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG), Kamila Santos de Paula Rabelo, que representou a diretora-executiva,  Sandramara Matias Chaves; do gerente de projetos da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Thiago Moreira Guimarães, que representou a diretora-executiva, Silvana Coleta; da coordenadora de Apoio ao Controle Social (Coacs) do FNDE, Renata Mainenti, representando a presidente do Fundo, Fernanda Mara de Oliveira; e da coordenadora do Cecane/UFG, Thaísa Anders Carvalho de Souza. 

A professora Thaísa Anders iniciou as falas destacando a “alegria em celebrar a história do Cecane, que é motivo de orgulho para a Fanut e para a UFG”. De acordo com ela, a unidade se transformou num espaço de “saber coletivo, onde se aprende muito mais do que se ensina”. “Cada um que passa pela nossa casa deixa um pouco de si e carrega bastante de nós”, afirmou a docente, destacando a importância das precursoras que idealizaram o Cecane na UFG.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Cássia, chamou a atenção para a longevidade do projeto. “Não é qualquer projeto de extensão que a gente debuta”, disse. E também para o sentimento de pertencimento da equipe. “A gente observa que esse sentimento existe pelo seu comprometimento”. A diretora da Fanut, professora Ana Tereza, também elogiou os participantes do projeto. “A gente sente o aconchego da equipe do Cecane. Eles estão ali porque gostam”. E afirmou sobre o destaque conquistado pelo Cecane a nível nacional. “Ele desenvolve pesquisa, ensino e extensão, e um trabalho muito relevante frente à alimentação escolar, fazendo a diferença em nosso Estado”.

A coordenadora de Apoio ao Controle Social (Coacs) do FNDE, Renata Mainenti, afirmou sobre a alegria de participar da celebração. “A rede de Cecanes é um caso de sucesso de política pública. Trazer as universidades para perto das políticas públicas potencializa sua capacidade de fazer diferença”, afirmou. “E o Cecane da UFG é um dos mais antigos e extremamente reconhecido pelo seu comprometimento e cuidado”. A coordenadora ainda destacou a capacidade do projeto na intervenção da realidade, onde em torno de 40 milhões de estudantes são beneficiados.

Mesa de honra

A mesa de honra homenageou as professoras que conceberam e idealizaram o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) na UFG. São elas: professora aposentada da Fanut/UFG, Estelamaris Tronco Monego, professora da Fanut, Veruska Prado Alexandre Weiss, que participou da celebração de forma remota, professora da Fanut, Lucilene Maria de Sousa, e a professora da Fanut, Karine Anusca Martins.

A professora aposentada da UFG, Estelamaris Tronco, afirmou sobre o privilégio de estar presente na comemoração dos 15 anos do Cecane/UFG. “É um privilégio voltar a esse lugar que só me fez feliz e me permitiu realizar sonhos”. A professora também contou um pouco sobre o princípio de constituição da unidade da Universidade, que se deu a partir do envolvimento com um projeto sobre agricultura familiar. “Não queríamos um projeto só de extensão e começamos a misturar. Uma rede enorme de parceiros foi estabelecida em torno do ensino, da pesquisa e da extensão. Nós abrimos as portas da universidade e mostramos que a vida e a sociedade estão lá fora, e é lá que a gente ensina e aprende, como dizia Paulo Freire. Saio daqui com o coração aquecido em ver que o Cecane está mais vivo do que nunca, e que lindo! Parabéns às coordenadoras e professoras, estão fazendo um trabalho lindo”.

 

cecane_15_anos_(02)
Grupos de docentes, discentes, colaboradores e parceiros foram homenageados com um troféu

 

Por sua vez, a professora Veruska Prado, em conferência remota, afirmou sobre o misto de sentimentos e emoções. “Cecane foi uma escola. Tenho enorme gratidão pela experiência de compor essa equipe com outras professoras que já admirava. Pelo meu lado professora, nada é melhor do que escutar o aluno dizendo sobre como a experiência foi importante, como já ouvi em experiência no projeto. As pessoas vestem a camisa desse projeto. Só tenho boas lembranças. O Cecane foi meu campo de prática”, disse.

A professora Lucilene Maria de Sousa enviou um vídeo onde relatou sobre a importância pessoal e profissional de participar do Cecane. Segundo ela, foi uma rica experiência “trabalhar com planejamento estratégico, entender como ocorre o trabalho em rede, a oferta de alimentos às escolas, o trabalho operacional”. Lucilene Maria também relatou sobre como a experiência foi importante para o seu caminho dentro da Universidade. “Cecane me abriu as portas para a UFG, foi a partir dessa experiência que galguei outros caminhos, fui para Proec, e hoje ocupo o cargo dentro do Sistema Único de Saúde, enquanto diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc). Desejo vida longa ao Cecane”.

A professora Karine Anusca Martins relembrou as diversas funções que ocupou ao longo de sua trajetória no Cecane. “Ao longo desse tempo tive e estou tendo a oportunidade de aprender e trocar experiências diariamente e a palavra que me representa é gratidão”. 




Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Fanut