banner_noticia_atualizacao_guia_cia

Nova versão do Guia de Integridade Acadêmica traz capítulo sobre IA

In 15/10/24 13:46 .

Edição atualizada de publicação da UFG tem orientações e dicas sobre o bom uso da inteligência artificial

banner_noticia_atualizacao_guia_cia

Texto: William Correia

Acaba de ser publicada no site prpi.ufg.br a versão mais recente do Guia de Integridade Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), material produzido desde 2022, com o apoio de professores e profissionais acadêmicos, cujo intuito é divulgar, esclarecer e incentivar as melhores práticas e a conduta ética em todas as áreas e ambientes da universidade. Em 2024, a grande novidade fica por conta da adição de um capítulo dedicado à inteligência artificial (IA).

O tema, que também é um dos destaques do IV Seminário de Integridade Acadêmica, a ser realizado nos dias 17 e 18 de outubro, recebeu enfoque em razão de estar em evidência e representar um desafio relativamente recente no âmbito universitário. Nesse sentido, o capítulo é intitulado o “Uso Responsável da Inteligência Artificial” e discorre ao longo de cinco páginas sobre como aproveitar o que de melhor a possibilidade oferece sem fugir às diretrizes éticas e jurídicas de produção acadêmica.

De acordo com o texto, o uso de IA precisa ser entendido como um apoio para o desenvolvimento de atividades, e a segurança na opção pelo recurso precisa levar em consideração a capacidade dos usuários de identificar eventuais imprecisões e de se responsabilizar pelas potenciais inconsistências decorrentes desta escolha. Em outras palavras, importa que as pessoas façam o emprego consciente da IA e deixem isso claro durante todo o processo.

Mas o Guia de Integridade Acadêmica não se restringe a esse tópico e aborda ainda outros pontos importantes, a exemplo de plágio, autoplágio e conflito de interesses, entre outros. O documento é promovido pelo Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade, fazendo parte das metas institucionais da UFG, e pode ser utilizado livremente por todas as pessoas com interesse no tema da integridade acadêmica, visto que a produção foi pensada para ser um suporte a mais para conhecimento e estímulo de condutas éticas.

Acesse o Guia neste link.

Fonte: PRPI UFG

Categorie: Notícias PRPI