Alexandre_Brasil_PTS_UFG_9-10-24

Titular da Sesu MEC vem à UFG e faz visita guiada a laboratórios e ao PTS

Sur 15/10/24 13:01.

Alexandre Brasil aponta para a importância da Universidade na pesquisa, ensino e extensão

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Carlos Siqueira

Secretário MEC
Alexandre Brasil (ao centro): UFG tem resultados significativos em projetos de pesquisa de ponta

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, esteve na UFG na quarta-feira (9/10) para a inauguração do Câmpus Aparecida de Goiânia e aproveitou para conhecer outras instalações e projetos da Universidade no Câmpus Samambaia. Ao lado da reitora Angelita Pereira de Lima e do vice-reitor Jesiel Carvalho, o gestor conheceu o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e o Laboratório Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab) no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig).

No CRTI, Alexandre visitou as divisões de Análise Pontual e de Análise Química e Estrutural, onde conheceu equipamentos de ponta utilizados em projetos da UFG, como o microscópio eletrônico de varredura por emissão de campo. No Lapig, ele visitou a Sala Terra e o Programa de Pesquisa em Pastagem. Em ambos os laboratórios, Alexandre conversou com pesquisadores, servidores e estudantes da UFG que atuam nos locais.

Ao final das visitas, o secretário do MEC parabenizou a comunidade da UFG e destacou a importância do trabalho da Universidade nas frentes de pesquisa, ensino e extensão. Na avaliação de Alexandre, a Instituição tem “resultados muito significativos em relação a projetos de ponta na área de pesquisa, projetos que são referência no mundo inteiro e, acima de tudo, na formação de quadros e de pessoas que vão contribuir para esse país crescer e ser menos desigual, mais justo, com mais democracia, que é a missão da universidade pública federal brasileira”.

As visitas também foram acompanhadas pelo ex-reitor da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral, pelo diretor do PTS, Luizmar Adriano Júnior, e pelo assessor da Reitoria, Laerte Guimarães Ferreira Junior.

Inauguração marca consolidação da UFG em Aparecida de Goiânia

Source: Reitoria Digital UFG