25 anos PPGQ

Programas de pós-graduação do IQ fazem aniversário em outubro

On 10/14/24 09:18 .

Professores ligados aos programas de mestrado e doutorado foram homenageados durante evento

25 anos PPGQ
Clesia Nascentes da UFMG foi uma das palestrantes convidadas

Texto: Samanta Nascimento

Fotos: Júlia Barros

Durante o mês de outubro o Instituto de Química (IQ) comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). As comemorações foram realizadas ao longo da III Semana Integrada do Instituto de Química, realizada entre os dias 1º e 4 de outubro, com homenagens aos professores e relatos históricos sobre os programas.

A coordenadora do PPGQ, Lucília Kato, destacou o fato de o programa ter alcançado o conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando essa uma importante conquista. A professora também compartilhou a trajetória do programa desde a criação do curso de mestrado, em 1999, passando pelo doutorado multi-institucional, até a consolidação do próprio doutorado em 2013.

Em números, o programa atualmente conta com 100 estudantes, sendo 39 do mestrado e 71 do doutorado, segundo a coordenadora. Entre as dificuldades enfrentadas está a quantidade insuficiente de bolsas aos pós-graduandos, que não atendem nem metade dos alunos. “São poucas, representam menos de 40% dos alunos de mestrado e 25% dos de doutorado”, afirmou Lucília.

A coordenadora do PPGEQ, Fernanda Freitas, também relembrou momentos históricos do curso, como a sua criação em 2014. Ela narrou como se deu o processo de estabelecimento do programa, que começou com a idealização de uma Proposta de Apresentação para Cursos Novos (APCN) na modalidade de mestrado acadêmico em Engenharia Química. Esse processo foi realizado em 2012. No entanto, a Capes só autorizou a criação no fim de 2013, e, no ano seguinte, em 2014, o programa recebeu sua primeira turma, com 11 discentes.

Após as falas das coordenadoras, foram realizadas homenagens aos docentes, cada um recebendo uma placa em agradecimento à sua contribuição para os programas de pós-graduação.

Os professores homenageados foram: Boniek Vaz, Caridad Seolatto, Cecília Oliveira, Christian Alonso, Daniele Cangussu, Denilson Rabelo, Emília Lima, Felipe Martins, Freddy Guimarães, Liliane Magalhães e  Patrícia Sartoratto. Além desses homenageados, as professoras Lucília Kato e Fernanda Freitas também receberam uma placa de homenagem.

Palestra

Além das homenagens, o evento contou com palestras ao longo dos quatro dias. A primeira foi realizada pela professora da Universidade Federal de Minas (UFMG), Clésia Nascentes, com o tema “Cenários e Perspectivas para os Programas de Pós-Graduação em Química”.

Ela discutiu o panorama atual dos cursos de pós-graduação em Química no Brasil, destacando que, embora em regiões como o Sudeste e Centro-Oeste os cursos tenham excelência, em outras, como no Norte, há escassez de programas e baixa adesão.

Na sequência, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Verônica Calado, abordou o tema “Cenários e Perspectivas para os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química”, chamando a atenção para a importância do mestrado e doutorado, formações que refletem na diferença salarial entre os profissionais da área. Também comentou sobre as regiões brasileiras que mais contratam engenheiros químicos, destacando o nordeste como a mais promissora.

Source: Secom UFG

Categories: Notícias IQ