DataUFG06.png DataUFG06.png

UFG inaugura laboratório de pesquisa e avaliação de políticas públicas

On 01/10/24 14:01 .

Data UFG é espaço multiusuário interdisciplinar que integra oito núcleos de pesquisa

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

Em uma demonstração da força da pesquisa nas Ciências Humanas, a gestão da Universidade Federal de Goiás e estudantes da área, se reuniram para inaugurar o Data UFG, segunda-feira (30/9), que está sediado nos Laboratórios Integrados de Comunicação e Informação (Labicom/UFG). O Data UFG é um laboratório multiusuário interdisciplinar para realização de pesquisas de avaliação e políticas públicas. Atualmente, o laboratório já desenvolve pesquisas para a avaliação do impacto de políticas públicas, administração, opinião pública e, em especial, as políticas de enfrentamento da violência e da implementação de direitos sociais, econômicos, ambientais e culturais. Confira as fotos do evento.

O coordenador-geral do comitê executivo do Data UFG, Jordão Horta Nunes, iniciou os discursos da inauguração, agradecendo à parceria que permitiu a formação do comitê executivo e ressaltando “que o laboratório faz um relação direta com organizações de dentro e fora da Universidade. Quero agradecer cada laboratório que colaborou para que isto fosse possível”, afirmou. Ricardo Barbosa, secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da Universidade, e membro do comitê executivo do Data UFG, agradeceu os mais de 130 estudantes bolsistas que participaram e seguem auxiliando na realização dessas pesquisas. “Fomos contratados e estamos em atuação em diversas pesquisas nesse momento, e é muito importante essa aproximação com a graduação e a pós-graduação”, destacou. Ele agradeceu ainda o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), na gestão dos projetos.

Ao comentar que o curso de comunicação da UFG foi construído na relação entre a interface de comunicação e informação, o diretor da FIC, Daniel Christino, ressaltou que “acreditamos que essa aproximação é fundamental. E o Data UFG vem para ser uma solda entre essas duas vertentes. Ele é um eixo de simetria para pensar essa proximidade, tanto para a captação de recursos quanto para a produção de conhecimento”, defendeu. Segundo o diretor, a aproximação com a análise e resgate social, juntamente com a relação com a Ciências Sociais permitirá a solidificação dessa área, “constituímos uma ponte para o futuro e temos muito orgulho de que a FIC possa sediar o laboratório, participando dos projetos transversalmente”, concluiu.

A diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, frisou o papel do Data UFG no que se refere, tanto na vertente de proximidade com os estudantes, quanto a relevância das pesquisas que estão sendo desenvolvidas. “É um prazer estar aqui e ter acompanhado as discussões, podendo ver essa história sendo consolidada nesta tarde aqui no Labicom”, lembrou. Já o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, defendeu que o Data UFG já é um projeto exitoso. “Esse momento tem um simbolismo pelo fato de termos conseguido de fato implantar o laboratório com indicadores tão relevantes”, enalteceu. Jesiel ainda expressou a sua convicção de que o laboratório terá um futuro exitoso e que impactará em políticas públicas.

Por fim, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, apresentou o Labicom e frisou o seu papel. “Esse laboratório só pode ser estruturado por meio do papel desempenhado por diversos professores que participaram do projeto de concepção do Data UFG”, destacou. A reitora ainda agradeceu ainda a atuação da Funape, e gestão de projetos, além do papel do vice-reitor que acompanhou de perto a sua implementação. Em especial, segundo ela, a atuação dos estudantes é fundamental e só reforça o imenso potencial do Data UFG. “Já geramos um milhão e meio de reais só com as pesquisas que estão em andamento atualmente. Esse é um momento único pra as ciências humanas na Universidade”, finalizou a reitora.

Data UFG

O Data UFG, projeto que teve seus primeiros traços desenhados em 2018 e efetivado em 2024, marca um novo capítulo no âmbito da pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesse contexto, a inauguração do Data UFG representa um marco relevante na avaliação de políticas públicas.

A concepção do Data UFG resultou da integração de diversos grupos de pesquisa:

● Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Direitos Humanos (NDH/PRPI);
● Núcleo de Estudos Sobre Criminalidade e Violência (Necrivi/FCS);
● Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação (NGPTI/FIC);
● Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho (Nest/FCS);
● Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea/FE);
● Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp/Face);
● Grupo de Estudos em Sociologia Fiscal (Gesf/FD);
● Grupo de Estudos em Comportamento Político e Qualidade da Democracia (Compoq/FCS).

Essa integração de diferentes metodologias de pesquisa ressalta a natureza interdisciplinar do Data UFG UFG, proporcionando um ambiente propício para a realização de estudos e investigações aprofundadas e abrangentes. Além disso, o Data UFG conta com uma equipe especializada na condução de pesquisas qualitativas e quantitativas, aliando tecnologia e gestão da informação para criar bancos de dados que não só apoiem pesquisadores e estudantes, mas também auxiliem instituições públicas e privadas na implementação de estratégias, na tomada de decisões e na identificação de oportunidades, sempre com base em dados rigorosos, confiáveis e precisos.

DataUFG06.png DataUFG06.png

DataUFG03.jpg