Reuniao_FCS_Reitoria

Reitoria e FCS preparam exposição dos 60 anos do curso de Ciências Sociais

En 20/09/24 16:01 .

Detalhes do formato da iniciativa foram discutidos em reunião no Gabinete da Reitoria

Texto e foto: Ana Paula Vieira

A Reitoria e a direção da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG reuniram-se na terça- feira (10/9), no Gabinete da Reitoria, para discutir o formato da exposição comemorativa dos 60 anos do curso de Ciências Sociais, que será realizada entre os dias 12 de novembro e 5 de dezembro de 2024. A reitora Angelita Pereira de Lima, o diretor Luiz Mello e os coordenadores executivos da exposição, Pablo Lisboa e Carlos Augusto Ribeiro Jotta, participaram do encontro.

Angelita Pereira de Lima ressaltou a importância de ações que contribuam para o Centro de Memória da UFG, diante do desafio de preservar as memórias da instituição, evitando perdas de documentos e valorizando as testemunhas da história. Para a reitora, a exposição sobre os 60 anos do curso de Ciências Sociais tem grande potencial para o recolhimento de documentos que se tornam muito importantes por causa da fragmentação do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que foi a base para várias unidades acadêmicas da UFG.

O coordenador da Reitoria Digital da UFG, Pablo Lisboa, explicou que as exposições institucionais têm seguido um modelo com três tipos de conteúdos: fragmentos dos depoimentos para a série UFG Memória Relatos, linha do tempo com a história do curso ou unidade e painéis de fotos e documentos históricos.

O diretor da FCS, Luiz Mello, destacou a história do curso, que começou em março de 1964 e, logo depois, foi marcada pelo golpe militar que deu início à ditadura no Brasil. Segundo ele, nessa época, houve uma rejeição a professores de outras áreas que não as Ciências Sociais, e os próprios estudantes se organizaram para dar aulas no curso. Sobre a exposição, ele completou. “A gente está à disposição para o que for necessário, torcendo muito para que a gente tenha a melhor entrega”.

exposiçãoFCS
Gestores definiram que a exposição ocorrerá entre os dias 12/11 e 5/12 de 2024