Sumbal_Saba_IQ-UFG_3-9-24

Professora da UFG é diplomada membro afiliada da ABC

Em 20/09/24 15:25.

Sumbal Saba é professora do Instituto de Química e é a 1ª mulher da unidade a ser indicada

Texto: Versanna Carvalho*

Fotos: ABC

A professora do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) Sumbal Saba é a nova afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A solenidade que oficializou a entrada da Sumbal na ABC ocorreu durante o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Minas Gerais & Centro-Oeste 2024-2028, em 3 de setembro de 2024, em Belo Horizonte (MG).

Sumbal_Saba_IQ-UFG_3-9-24
Sumbal é paquistanesa, fez o doutorado na UFSC e está na UFG desde 2020

A eleição para novos membros da ABC foi realizada dezembro do ano passado e, pela primeira vez, uma mulher do IQ/UFG foi indicada para o cargo de membro afiliado. A docente está atuando desde 1 de janeiro de 2024 e permanece até 31 de dezembro de 2028. O IQ UFG já havia tido dois homens entre os membros afiliados.

Sumbal é paquistanesa e está na UFG desde 2020. Na época de sua indicação, ela disse ao Portal UFG. ”É um privilégio ser a única pesquisadora que recebeu essa indicação neste ano no Estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os outros membros nomeados são de Minas Gerais e Brasília”, destacou.

“Para mim é um orgulho fazer parte de um prestigiado grupo de cientistas no Brasil. Isso me permitirá contribuir cientificamente, aprender e evoluir como pessoa e como pesquisadora. Além disso é um reconhecimento à UFG pela qualidade do corpo docente e pela formação de recursos humanos diferenciados. É a universidade pública cumprindo seu papel na sociedade”, afirmou Sumbal.

Durante o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Minas Gerais e Centro-Oeste 2024-2028, Sumbal contou que fez a graduação e o mestrado em Química na Universidade de Peshawar no Paquistão. Em 2012 foi premiada com um bolsa de doutorado internacional pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Academia Mundial de Ciências (TWAS) e defendeu sua tese na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016. Ela também falou sobre toda a sua trajetória profissional e iniciativas pioneiras como a participação na construção do capítulo Brasil da Organization for Women in Science for the Developing World (OWSD) em 2020, da qual atualmente faz parte da Diretoria (secretária). Veja aqui o vídeo com a transmissão da cerimônia no canal do YouTube Academia Brasileira de Ciências. Sumbal se apresenta a partir do tempo 2 horas e 48 minutos.

Além da professora da UFG, os outro quatro membros afiliados diplomados apresentaram as pesquisas pelas quais foram eleitos: a professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Paula de Carvalho Teixeira; o professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) Daniel Mendes Pereira Ardisson Araújo; o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília Luiz Antonio Ribeiro Junior (UnB); e o professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Marcos Vinícius da Silva.

Diplomação_ABC_3-9-24_Sumbal_Saba
Diplomação: Sumbal e os outro quatro novos membros afiliados da ABC

De acordo com notícia veiculada no site da ABC, a instituição realizou eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. O conteúdo informa que as mulheres são maioria entre os titulares eleitos (60%) e que foi atingida a equidade entre os afiliados, com 50% de mulheres. “Essa proporção reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica, que cada vez mais se reflete nos quadros da Academia Brasileira de Ciências”, diz o texto. Os membros titulares e correspondentes receberam seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, no Rio de Janeiro. Já os membros afiliados estão tendo cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região.

Professora do IQ UFG é eleita para Academia Brasileira de Ciências

Fonte: Secom UFG, com informações da ABC*