UFG sedia etapa estadual goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica
Fase presencial foi realizada nos dias 14/9 e 15/9, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade
Texto: Eduardo Bandeira, com informações da OBR
Fotos: Evelyn Parreira
A atmosfera era de entusiasmo no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçál, na Universidade Federal de Goiás (UFG), Câmpus Samambaia, na manhã de sábado (14/9). O brilho no olhar das crianças, o sorriso nos rostos dos jovens e a expectativa na expressão dos pais antecipava o que seria o primeiro dia da etapa presencial estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica cujo objetivo é incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens estudantes às carreiras científico-tecnológicas. No primeiro dia do evento, estiveram presentes alunos dos níveis fundamental e médio de diversas instituições de ensino públicas e privadas do estado de Goiás com o objetivo de classificar os estudantes para a etapa nacional.
Estiveram presentes o coordenador do Programa de Incentivo às Olimpíadas Científicas da UFG, Renato Cândido, o diretor do Instituto de Informática (INF) da UFG, Eliomar Araújo de Lima, e o professor do INF e representante estadual da OBR em Goiás, Ricardo Augusto Pereira Franco.
Renato Cândido saudou os participantes da Olimpíada em nome da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e ressaltou a excelência na organização e condução do evento. Segundo ele, a OBR representa um momento de grande celebração para a Instituição.
Eliomar Araújo parabenizou aos estudantes e organizadores por mais uma edição da OBR acontecer na Universidade e manifestou seu desejo para que esta não seja a última. Já Ricardo Franco salientou a importância do tripé Proec, INF e aos pais para que a OBR atingisse sua magnitude, além dos participantes voluntários, de acordo com ele, além da premiação, a diversão é o maior objetivo do momento.
Thayanne Araújo, do curso de Ciências da Computação, do INF UFG, manifestou o papel da divulgação para que os estudantes pudessem ter conhecimento sobre a OBR. A discente, que assumiu o papel de juíza voluntária, realçou o papel do Instituto de Informática no âmbito da robótica, tanto de maneira estadual, quanto nacional.
Durante sua participação no programa Boa Semana UFG de segunda-feira (16/9), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, fez menção a introdução da categoria Robótica Artística na OBR. Os alunos tiveram a oportunidade de formar equipes e criar apresentações artísticas inovadoras, integrando performances como shows, peças de teatro e números de mágica com robôs autônomos. Esses robôs não apenas participaram das apresentações, mas também interagiram de forma dinâmica, adicionando uma nova dimensão ao espetáculo e desafiando a criatividade dos participantes. Foram 135 equipes inscritas na categoria tradicional e dez equipes de robótica artística.
Na etapa estadual da OBR-GO 2024 Nível 1, o primeiro lugar na categoria "Resgate" foi conquistado pela equipe Starbots, do Colégio Lassale de Goiânia. A mesma instituição também garantiu o segundo e terceiro lugares com as equipes Capibots e Dinotech, respectivamente. Na categoria "Artística", o destaque foi a equipe Dancing Dogs, do Colégio Simbios Young, que ficou em primeiro lugar, enquanto as equipes United Dragons e Robobros completaram o pódio. Além disso, prêmios extras como "Melhor Escola Pública" foram entregues à equipe X-BOX 360º, do Colégio CEPMG Nivo das Neves, e "Melhor Escola Privada" à equipe Dark Engineers, da Escola Crescer
No nível 2 o grande destaque foi a equipe Ipetrônic, do Colégio Visão de Goiânia, que conquistou o primeiro lugar. O segundo lugar ficou com a equipe Brainbots, do Colégio Lassale, também de Goiânia, e a terceira posição foi ocupada pela equipe Circuit Breakers, do Colégio WR, igualmente da capital. Além disso, diversos prêmios extras foram concedidos, como o Prêmio Melhor Escola Pública para a equipe LEGO PIXEL, de Itaberaí, e o Prêmio Melhor Escola Privada para a equipe Prots Marista 01, de Goiânia
Em relação à fase nacional da OBR, mais detalhes foram revelados por Angelita durante sua participação no Boa Semana UFG. A etapa será realizada em Goiânia, de 11 a 17 de novembro de 2024, no Centro de Convenções, e a equipe vencedora conquistará uma vaga para o mundial de robótica RoboCup em 2025, que será realizada no Brasil, em Salvador, Bahia. A equipe Ipetrônic, do Colégio Visão de Goiânia, primeira colocada no Nível 2 da OBR 2024 estadual, representará o Estado de Goiás na etapa nacional da OBR.
Fonte: Secom UFG