Aberta submissão de trabalhos ao IV Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade
Inscrições terminam no dia 16 de setembro
O IV Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade, cuja última edição foi em 2022, é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PROCIDADE) que visa debater a produção científica e acadêmica relacionada ao contexto da arquitetura do urbanismo e das práticas de intervenção social na cidade. Mais informações AQUI.
O PROCIDADE procura refletir sobre o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo, visando compreender suas questões, aberturas e diálogos, possíveis respostas e os obstáculos inerentes às pesquisas em Arquitetura e Urbanismo da atualidade. Nesse sentido, este evento tem um caráter inter e transdisciplinar por dialogar com as áreas das ciências políticas, sociologia, antropologia, artes e design, comunicação, história, geografia, entre outras, no que concerne à produção da cidade e do habitat.
Nesta edição, o evento tem como proposta temática Territórios Insurgentes. Num mundo em múltiplas crises: econômica-social, política-institucional e ambiental vê-se novos atores sociais atuando na vida cotidiana buscando alternativas para situações de exclusão, segregação e sobrevivência em cenários de guerras e emergências climáticas. Muitos desses atores se organizam em grupos, movimentos, coletivos, ou por interesses estratégicos pontuais. Abordar a questão dos Territórios Insurgentes significa dar visibilidade às práticas desses coletivos que estão na margem da sociedade, nas periferias ou em áreas urbanas não valorizadas destacando suas ações e estratégias. De forma complementar, busca-se refletir sobre as propostas institucionalizadas para as cidades, com seus planos diretores e a tentativa de homogeneização, controle e mercantilização dos espaços. Essa contradição alimenta outras formas de participação e intervenção na cidade, cujo período pandêmico e pós-pandêmico tem contribuído para destacar.
O objetivo deste evento é criar um espaço de reflexão, trocas e interação sobre a produção do conhecimento sobre a cidade e a arquitetura a partir do diálogo entre pesquisadores(as) acadêmicos ou não, coletivos sociais e atores institucionalizados.
Categorias: Editais Inscrições abertas Notícias