Semana de Física

Semana de Física dá início a sua 41ª edição

Sur 10/09/24 22:00.

Abertura do evento trouxe relatos históricos da atuação do Instituto de Física (IF)

Texto: Carolina Melo

Foto: Carlos Siqueira

Os 60 anos do Instituto de Física (IF) - que até 1997 era Instituto de  Matemática e Física (IMF) - da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram relembrados na mesa de abertura da Semana de Física, que também comemora sua 41ª edição. Precursor das semanas acadêmicas da Universidade, o evento teve início nesta terça-feira (10/09) e contou com a participação da gestão superior, representada pela reitora Angelita Pereira de Lima e pelo vice-reitor Jesiel Freitas, e da diretora  executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), professora Sandramara Matias Chaves. Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

Do Instituto de Física (IF), compuseram a mesa de abertura o diretor, Lauro June Queiroz Maia, o vice-diretor, Ardiley Torres Avelar,  o coordenador do evento, professor Rômulo César Rougemont Pereira, e o ex-reitor e professor emérito, Orlando Afonso Valle do Amaral. Assim como relembrado, professor Orlando foi um dos idealizadores da primeira edição da Semana da Física, realizada no ano de 1983. O ex-diretor do então Instituto de Matemática e Física (IMF) e professor emérito do IF, Waldemar Wolney Filho, também foi uma das personalidades homenageadas.

Semana de Física

Professor Rômulo César iniciou as falas agradecendo a presença das autoridades e dos palestrantes, “que dedicaram tempo para preparar os seminários”. “Faço um convite especial aos estudantes, participem e aproveitem a oportunidade para conhecer as linhas de pesquisa da nossa unidade acadêmica”. O diretor do IF, Lauro Queiroz, afirmou sobre o prazer de estar presente na abertura do evento. Ele relembrou as comemorações dos 60 anos da unidade e resgatou a organização da primeira semana, que teve entre seus idealizadores o professor Orlando Afonso Valle do Amaral. “A semana é realizada para todos e é importante que participem. Unidos somos mais fortes e temos potencial para crescer profissionalmente”.

O ex-reitor e professor emérito do IF, Orlando Afonso do Amaral, demonstrou a alegria de estar de volta à sua “casa de origem na UFG” e parabenizou a unidade pela “façanha de manter a semana por 40 anos de forma ininterrupta”. O ex-reitor relembrou o momento em que ajudou a conceber a primeira Semana de Física, que foi pensada como uma forma de se “quebrar a rotina da sala de aula”, com o objetivo de também ampliar conhecimentos. “Na época não tínhamos cursos de pós-graduação e essa se tornou uma oportunidade de conhecer intelectuais e pesquisadores de outras universidades. Muitos conseguiram estabelecer conexões e contatos naquelas semanas”. Em especial, o professor Orlando citou a presença, em uma das edições da semana, do estudioso dos fenômenos da luz, o físico e cientista Herch Moysés Nussenzveig, que naquela ocasião falou sobre os arco-íris e a auréola. “Hoje, nesses dias cinzas e esfumaçados que estamos vivendo, não vamos falar dos arco-íris, precisamos falar da emergência climática e do papel da Física nesse enfrentamento”, afirmou.

A diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, ressaltou a  importância dos “eventos dessa natureza que congregam a comunidade acadêmica e favorecem a formação e as habilidades dos acadêmicos para além da sala de aula”. Ela elogiou o fato de a unidade ter conseguido manter viva a semana e apresentou o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa como apoio na organização de eventos e na qualificação da comunidade acadêmica.

Gestão superior

O vice-reitor Jesiel Freitas também demonstrou a alegria de estar presente no Instituto de Física (IF), “minha casa efetiva”, e chamou a atenção para um desafio da unidade acadêmica que é vencer a assimetria dos gêneros tanto entre corpo docente, quanto discente. “Precisamos de mais mulheres, precisamos melhorar essa correlação dos gêneros da Física”, disse. Na sequência, o vice-reitor fez uma homenagem ao ex-diretor do Instituto de Matemática e Física (IMF), Waldemar Wolney Filho, que sempre se mostrou “comprometido com a construção da ciência e da Física particularmente no Estado de Goiás, e que também está na gênese do Instituto de Física (IF)”. Ao final, Jesiel Freitas desejou uma excelente semana.

A reitora Angelita Pereira de Lima somou o alerta do vice-reitor, quando deu destaque aos 10% de mulheres presentes tanto entre discentes quanto entre docentes do Instituto de Física. “Na Semana de Física do ano passado lancei o desafio dessa superação, que é um tema que deve ser enfrentado mundialmente, e o reforço novamente, pois precisamos nos esforçar para reduzir essa assimetria”. A reitora destacou a importância do reconhecimento histórico das ações do Instituto de Física dentro da universidade. “Uma decisão tomada há 20, 40 anos, tem repercussão no dia de hoje”. Ela também chamou a atenção para o status da unidade acadêmica dentro da UFG. “O IF sempre recebe demandas para ajudar a encontrar soluções, o que revela o prestígio da unidade acadêmica e o seu legado na instituição”. A Semana de Física, segundo a reitora da UFG, deve ser uma oportunidade para se reconhecer esse legado e aprender. “Decisões administrativas e pedagógicas são fundamentais e vão consolidar a trilha que uma universidade forte como a UFG deve seguir”.

Também participaram da abertura do evento o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli Santos Junior, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins. O evento irá ocorrer até sexta-feira (13/09), com palestras, mostras e  workshops. Acesse a programação completa aqui.

Catégories: NOTÍCIA Notícias