CAPA_DO_EVENTO_SITE_PROGRAD_-_monitoria2.png

在 03/09/24 14:41 上。

Edital de monitoria irá selecionar 322 monitores para a graduação

Texto: Caroline Pires

Os estudantes de graduação da Universidade Federal de Goiás podem se inscrever, até o dia 10 de setembro, no edital que oferece 322 bolsas para monitores que irão atuar no segundo semestre de 2024. Poderão se inscrever, para as 322 vagas, estudantes vinculados aos cursos de graduação da UFG e que tenham sido aprovados nos componentes curriculares pleiteador. Cada estudante poderá realizar até duas inscrições neste processo seletivo, realizando sua inscrição pelo Sigaa / Portal Discente / Monitoria / Inscrever-se em Seleção de Monitoria / Buscar Oportunidades / Monitoria. Os selecionados irão receber bolsa no valor de 394 reais, por quatro meses.

De acordo com o professor Monarko Azevedo, coordenador de Projetos de Ensino e Monitoria, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a atuação da monitoria na Universidade visa não só o apoio pedagógico aos alunos, mas também desenvolver as aptidões dos participantes no que se refere ao engajamento na área da docência. "Por meio da monitoria, os estudantes têm a supervisão do docente e promovem um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor para esses participantes. É a porta de entrada dos futuros docentes, que tem a oportunidade de praticar o ensino, pela primeira vez", afirmou.

O coordenador explicou que os monitores atuam em três diferentes frentes. A primeira delas, se refere a qualificação da aprendizagem do estudante, uma vez que a presença próxima do monitor, com um idade e linguagem parecidas, pode auxiliar aqueles estudantes que apresentam mais dificuldades. Segundo o professor, "a monitoria desempenha um papel importante para evitar a retenção destes estudantes". Um outra função importante, é a própria formação do monitor, que exerce suas funções de maneira orientada e supervisionada, reforçando o conhecimento que já havia adquirido quando cursou a disciplina. Por fim, Monarko Azevedo considera que a presença de um monitor é importante também para o próprio docente, uma vez que este professor conseguirá qualificar as metodologias de ensino e aprendizagem neste diálogo construído na monitoria.

Confira o edital completo e a página do Programa de Monitoria da Prograd. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Programas e Projetos de sua unidade acadêmica.

资源: Secom/UFG

类别: Notícias Noticias Prograd