ProPessoas orienta sobre o 2º Ciclo/2024 do PGD
2º Ciclo terá início dia 16/9, com a elaboração dos planos de entrega
Texto: Caroline Pires
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (ProPessoas) realizou ontem, 2/9, o Encontro de Gestores do Programa de Gestão de Desempenho (PGD), visando esclarecer dúvidas sobre o segundo ciclo do programa neste ano. Neste primeiro momento, foram convidados a participar gestores que podem solicitar a inscrição do PGD em a unidade acadêmica ou órgão administrativo sob sua gestão. Na ocasião, os participantes tiveram oportunidade de entender melhor sobre o conceito do programa, seus princípios e objetivos, promovendo a compreensão sobre as etapas de implementação, além dos documentos necessários. Aqueles que não puderam participar ontem, poderão acompanhar a mesma reunião na quarta-feira, 4/9, de maneira remota, ou presencial no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). Já nos dias 9 ou 11/9, ocorrerão novos encontros, onde os gestores serão orientados sobre as modalidades e adesão do PGD.
A atividade foi conduzida pela servidora Juliana Paixão, da ProPessoas, que sanou dúvidas dos gestores que compareceram de maneira presencial ou remota ao encontro O 2º Ciclo terá início no dia 16/9, com a elaboração dos planos de entrega, que segue até o dia 7/10. A execução do ciclo será realizada de 14/10 a 5/1/2025. Durante a reunião, os participantes puderam sanar dúvidas específicas de suas Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos.
Segundo dados da ProPessoas, atualmente a UFG está com 25 unidades de execução, 212 termos de ciência de responsabiliade (TCRs) e 212 servidores técnico-administrativos participando do PGD.
O que é PGD?
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é um indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais. É um instrumento de gestão que muda a lógica do serviço público ao permitir a troca da folha de ponto pelo foco nas entregas das unidades e nas estratégias organizacionais. Podem participar os servidores técnico-administrativos em educação da UFG em exercício na UFG, que tenham Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) firmados.
Vale lembrar que o PGD não se trata de teletrabalho, mas sim de um programa que preza pela gestão por resultados dos trabalhos realizados, podendo ou não ser aplicado ao trabalho não presencial. A autorização para o PGD é ato discricionário da autoridade máxima do órgão/entidade e observará os critérios de oportunidade e conveniência da instituição. Um ciclo completo do PGD na UFG se dará em 5 etapas:
I - Elaboração do Plano de Entregas da Unidade de Execução
II - Elaboração e pactuação do Plano de Trabalho dos participantes
III - Execução e monitoramento dos Planos de Trabalho
IV - Avaliação da execução dos Planos de Trabalho
V - Avaliação da execução dos Planos de Entrega
Saiba mais em pdg.propessoas.ufg.br
资源: Secom/UFG