Saberes do Sul global são tema do 7º Simpósio Internacional da FCS UFG

Sur 28/08/24 14:55.

Com conferências, mesas-redondas e atrações culturais, evento será de 11/9 a 13/9

7SFCS_Story

Com o tema “Não se Seca a Raiz de quem tem Sementes: Desafios contemporâneos e saberes do Sul global”, a Universidade Federal de Goiás recebe, de 11 a 13 de setembro, no Câmpus Samambaia, o 7º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG). O título é inspirado em um verso do poema “Oração pela Libertação dos Povos Indígenas”, da escritora Eliane Potiguara.

O evento contará com duas conferências e quatro mesas-redondas, além de grupos de trabalho, minicursos, oficinas, rodas de conversa e atividades artístico-culturais. Toda a programação é aberta à participação de estudantes e profissionais com diferentes áreas de formação. Antes da abertura oficial, no dia 10 de setembro, às 19 horas, será apresentado o espetáculo “Contos de Cativeiro”, produzido pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural, no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária.

A conferência de abertura, no dia 11/9, às 9 horas, será feita pela professora Joseania Miranda Freitas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema “Amefricanidades transatlânticas": lições contra-hegemônicas do passado para o enfrentamento das colonialidades do presente”, tendo a professora e vice-diretora da FCS/UFG, Camila Azevedo de Moraes Wichers, como mediadora.

Já no dia 13/9, às 19 horas, para a conferência de encerramento, a convidada é a professora colombiana Amaya Querejazu Escobari, que discorrerá sobre o tema “Enraizar a semente: saberes do Sul para a transformação planetária”, com mediação do professor Rafael Bittencourt, do curso de Relações Internacionais da FCS/UFG.

A 7ª edição do Simpósio Internacional da FCS/UFG contará também com o trabalho artístico de Dalton Paula, como peças da obra “Do silêncio à cura”. O artista visual vive e trabalha em Goiânia e sua arte integra coleções do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 2023, Dalton recebeu o Prêmio Soros Arts Fellowship, da Open Society Foundation, pelo projeto Sertão Negro Ateliê Escola de Artes. Na programação, como um pós-evento, para o dia 14 de setembro, às 9 horas, está incluída uma visita ao ateliê, nas proximidades do Câmpus Samambaia.

A programação foi definida a partir da articulação entre saberes produzidos nas áreas dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da FCS/UFG: Antropologia, Ciência Política, Museologia, Performances Culturais, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Sociologia, além de outras afins.

De todos os aspectos relevantes que caracterizam o evento, é preciso ressaltar a necessidade cada vez maior de interação da academia com a sociedade. Por isso, como já é tradição em suas edições anteriores, toda a programação será aberta, de forma gratuita, à comunidade acadêmica, tanto da UFG quanto de outras instituições, e à comunidade em geral.

7º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais

Data: de 11 a 13 de setembro de 2024

Local: Prédio de Humanidades I - Câmpus Samambaia UFG

Endereço: R. Jacarandá - Chácaras Califórnia, Goiânia - GO, CEP: 74.045-155