SIPEP.png

Propessoas e Secplan trabalham na implementação do PGD

Em 22/08/24 13:25.

Módulo foi criado no Sipep e irá auxiliar gestores e servidores no gerenciamento

Texto: Caroline Pires

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFG conta com importante apoio da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) para a implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) para os servidores técnico-administrativos da UFG. Para isso, foi criado o módulo PGD no Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (Sipep), que é  uma ferramenta para gestão de planos estratégicos, gerenciamento de projetos e de gestão de desempenho das equipes que aderirem ao Programa. O Sipep já está disponível para o uso de toda a comunidade acadêmica da UFG, docentes, técnico-administrativos e discentes, inclusive para a gestão de rotinas administrativas e para a gestão de projetos de pesquisa e de extensão. 

O Sipep foi desenvolvido e é gerenciado pela equipe da Secplan. “A implementação e adesão ao PGD é um desafio para gestores e servidores, por isso a Propessoas está trabalhando para que os processos aconteçam de maneira mais facilitada o possível. A UFG ganha maior autonomia e eficiência na implementação do PGD por ter um sistema próprio”, afirmou o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Sauli dos Santos. O titular da Secplan Vicente Rocha destaca que a Reitoria da UFG sempre esteve empenhada em seguir promovendo a cultura do planejamento. “Com o PGD no Sipep, a UFG promove maior integração em um só sistema do gerenciamento estratégico e o gerenciamento de desempenho das equipes que estão incluídas programa”, defendeu.

Inovação e autonomia com o Sipep

O Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (Sipep) foi criado em 2019 e é uma ferramenta para a gestão de planos estratégicos, gerenciamento de projetos e de gestão de desempenho de equipes (PGD). Nele é possível cadastrar e monitorar planos estratégicos, indicadores, metas, projetos e planos de ação, realizar a gestão de riscos e de gestão de desempenho de equipes, entre outras ferramentas de gestão. Atualmente estão ativos e são gerenciados 36 planos estratégicos e táticos, 229 projetos e 720  planos de ação. Atualmente,  além da UFG, estão utilizando o Sipep a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), a Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape), a Prefeitura Municipal de Itumbiara e o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) da Prefeitura Municipal de Goiânia. Está em fase de implementação na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) e no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap).

O que é PGD?

O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é um indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais. É um instrumento de gestão que muda a lógica do serviço público ao permitir a troca da folha de ponto pelo foco nas entregas das unidades e nas estratégias organizacionais. Podem participar os servidores técnico-administrativos em educação da UFG em exercício na UFG, desde  que todos os trâmites tenham sido efetivados pelo órgão/unidade ao qual o servidor esteja em exercício de suas atividades. 

Vale lembrar que o PGD não se trata de teletrabalho, mas sim de um programa que preza pela gestão por resultados dos trabalhos realizados, podendo ou não ser aplicado ao trabalho não presencial. A autorização para o PGD é ato discricionário da autoridade máxima do órgão/entidade e observará os critérios de oportunidade e conveniência da instituição.

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias SECPLAN Propessoas