UFG faz evento de boas-vindas aos novos docentes da Instituição
Propessoas recebe os novos servidores com preparatório para vivência profissional acadêmica
Texto: Jayme Leno
Com propósito de receber, acolher e qualificar os futuros servidores públicos efetivos da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAD/Propessoas), realizou na segunda-feira (12/8), o curso “Integra Docente: Conhecendo a UFG e a Carreira 2024”. A iniciativa surgiu em 2000, como o nome Docência no Ensino Superior, no intuito de integrar o docente à rotina academia, tornando-se obrigatório em 2012, com a publicação da Lei 12.772 para todas as instituições federais de ensino superior (Ifes).
O Integra Docente dá a oportunidade de socialização com as pessoas e aos diversos ambientes da Instituição por meio de palestras e oficinas. A reitora da UFG, Angelita Pereira Lima, ressaltou durante o Boa Semana UFG, que esse é um trabalho “que os docentes que estão chegando, conhecem e reconhecem o tamanho da instituição que trabalham, a importância do serviço público e o ingresso nesse serviço”. Através desse curso, eles compreendem a função que desenvolveram na sociedade, que é de servir o País, através das formação de pessoais/profissionais qualificados que vão fazer a diferença no desenvolvimento do País.
Desde sua elaboração, segundo o titular da Própessoas, Sauli dos Santos Júnior, a iniciativa sofreu diversas mudanças ao longo dos tempos, aprimorando as atividades apresentadas aos novos servidores até o formato atual. “Por ser estabelecido em lei federal devendo ser realizado durante o estágio probatório do servidor, a Resolução 18/2017 estimula que os novos servidores frequentem o curso nos semestres iniciais para não correr o risco de não conseguir cumprir esse requisito obrigatório até o final da avaliação de estágio probatório”, comenta o pró-reitor.
O curso é dividido em abertura: Boas-vindas e Apresentação da Universidade e Oficina de Autocuidado Psicológico; Módulo I: Conhecendo as ferramentas acadêmicas e administrativas e Módulo II: Ser docente na UFG: identidade, prática e desafios. Essas etapas trazem informações relevantes da vida acadêmica como por exemplo, projetos de ensino, pesquisa e extensão, o novo Sistema de Consulta de Atividades Docentes (Sicad+), palestras com representantes das pró-reitorias e secretarias, apresentando vários aspectos da administração da Universidade e dos afazeres do corpo docente.
Quelle: Secom UFG
Kategorien: Notícias Propessoas