Enade2024-2.png

Coordenadores de curso já podem fazer inscrições para o Enade 2024

En 12/08/24 16:36 .

Relação de ingressantes e concluintes deverá ser cadastrada e retificada até 31 de agosto

Enade_2024_01

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (Prograd/UFG) informa a coordenadores de cursos e estudantes de graduação que o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 já foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento também foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de (22/7). Com isso, foram oficializados os procedimentos, as regras e o cronograma do Enade das Licenciaturas, que será implementado já nesta edição de 2024, com o objetivo de aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. Segundo o edital, os coordenadores de curso devem fazer as inscrições e retificação de inscrições dos discentes ingressantes 2024/1 e concluintes (que estejam com 100% de integralização até julho de 2025) até o dia 31 de agosto de 2024.

O Ministério da Educação (MEC) instituiu a reformulação do Enade, no início de julho, por meio de Portaria (nº 610/2024). O Inep aplicará o novo formato, conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria (nº 611/2024), também publicada no início deste mês. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

• O prazo para realizar os primeiros procedimentos operacionais relacionados ao exame, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começaram na em 22 de julho último;
  • As inscrições para a prova teórica devem ser realizadas até 31 de agosto;
  • O prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se inicia em 16 de setembro.

Enade_2024_03

Cursos avaliados

O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

• O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro;
  • A estimativa é que mais de 370 mil alunos, distribuídos por todas as unidades da federação, participem desta edição.

Enade_2024_02

Enade_2024_04

Matrizes de referência

Também no início de julho, a autarquia publicou as portarias que definem as matrizes de referência de cada área de avaliação das provas do Enade das Licenciaturas 2024. Esses documentos estruturam e apoiam os trabalhos da equipe do Instituto e das Comissões Assessoras de Área (CAAs) na montagem dos instrumentos avaliativos do exame.

As matrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados na prova. Elas indicam, ainda, a estrutura das provas, que, a partir da edição de 2024, serão constituídas por um componente de Formação Geral Docente (comum a todas as licenciaturas) e por um componente específico de cada área.

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.

Acesse o edital do Enade 2024

Acesse a Portaria (nº 610/2024)

Acesse a Portaria (nº 611/2024)

Acesse as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas