Últimos dias: Avaliação Institucional 2024/2

在 26/07/24 16:58 上。

Estudantes devem acessar o Sigaa e preencher o formulário até o dia 31/7

Texto: Caroline Pires

Visando oferecer um Ensino com cada vez maior qualidade e aprimorar didáticas, enxergando necessidades e atuando para melhorar os seus processos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) convida a comunidade universitária para preencher a Avaliação Institucional 2024/2, disponível até dia 31/7 no Sigaa. Essa participação é fundamental para o processo de desenvolvimento da Universidade. Por meio do questionário, que é anônimo, a comunidade acadêmica fornece suas informações e percepções sobre a instituição, pautando a atuação de unidades acadêmicas, secretarias e pró-reitorias da Universidade. Os resultados das avaliações institucionais ficarão disponíveis no Portal Analisa Dados UFG.

Segundo o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), vinculada à Secretaria Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da Universidade Federal de Goiás (Secplan/UFG), Paulo Henrique Cirino Araújo, o processo de avaliação institucional é realizado duas vezes ao ano e que é de extrema importância para o bom desenvolvimento da Universidade. "Quanto maior a participação da comunidade acadêmica, fornecendo informações e percepções sobre diversos aspectos da UFG, das suas unidades acadêmicas e cursos, tão maior será o embasamento durante as atividades de planejamento institucional.

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2004. Como atribuições da CPA, se destaca a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Contudo, a UFG já era pioneira neste processo, uma vez que desde 1994 começou a realizar as avaliações dos cursos de graduação. No ano de 1998 se iniciou o processo de construção coletiva de um modelo de avaliação institucional com perspectiva formativa.

Já em 2002, foi concebido o Programa de Gestão Estratégica (PGE), que determinou os marcos teóricos, com os pilares: integração dos processos autoavaliativos; a participação coletiva; a perspectiva da globalidade; o processo formativo e ético; a integração de múltiplos instrumentos avaliativos e a combinação de diversas metodologias; o respeito à identidade e história de cada local de trabalho da UFG.
Vale lembrar que a CPA mantém permanentemente um canal de comunicação com toda a comunidade da UFG, por meio do site: cpa.secplan.ufg.br.

[A24-CPA-72]_Avaliação_INSTITUCIONAL-banner_Prancheta_1.png

资源: Secom/UFG