Jessica Becaud, Team Leader in Clinical Research in Biological and Prosthetic Projects (Straumann), Cláudio Leles (UFG) e Michel Mallaum, Head of Global Clinical Research (Straumann).

UFG firma parceria para pesquisa internacional sobre implantes dentários

Em 15/07/24 11:57.

Convênio firmado pela FO/UFG com Straumann Institut, da Suíça, terá vigência de cinco anos

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implantes da Faculdade de Odontologia (NPPI-UFG), assinou na última semana um acordo geral para cooperação técnica e financiamento de projetos de pesquisa clínica na área de implantes dentários. O acordo foi celebrado com a empresa Straumann (Straumann Institut), sediada em Basel, Suíça, fabricante do segmento de implantes e produtos relacionados à implantodontia. O acordo foi articulado por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG e as Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (PRPI) e de Pós-Graduação (PRPG). O Acordo de Cooperação Internacional – Master Research Agreement regarding the support of investigator-initiated clinical trials between the Federal University of Goias and Institut Straumann AG – foi publicado no Diário Oficial da União em 12 de julho de 2024 e terá vigência de cinco anos. O Investigador Principal (Principal Investigator) é o professor da Faculdade de Odontologia (FO/UFG) Cláudio Rodrigues LelesPelo Straumann Institut assinaram o acordo Michel Mallaum – Head of Global Clinical Research, e Jessica Becaud – Team Leader, Clinical Research in Biological and Prosthetic Projects.

O acordo prevê a realização conjunta de pesquisas clínicas na área de biomateriais, odontologia baseada em implantes e próteses através da realização de um ou mais estudos clínicos iniciados pelo investigador e conduzidos no Brasil, especificados em Planos de Trabalho individuais para cada protocolo de estudo. O Straumann Institut se responsabilizará pelo cumprimento dos requisitos regulamentares e o início, gestão e monitoramento dos estudos de acordo com a ISO 14155, além do suporte financeiro e fornecimento de materiais e equipamentos. Este acordo máster foi o resultado de uma série de projetos anteriores financiados pelo Straumann Institut e sua fundação associada (International Team for Implantology), totalizando mais de 2 milhões de reais desde 2014, e demandas de projetos específicos para fins de regulação de produtos junto à Comunidade Européia. No cumprimento das metas deste acordo já estão previstos quatro estudos específicos que se encontram em fase inicial de execução.

Este acordo é fruto da estreita cooperação internacional do NPPI com universidades e pesquisadores suíços. Desde 2019 há uma agenda de mobilidade de estudantes e professores da UFG e das Universidades de Berna, Zurique e Genebra, resultando em mais de 30 artigos publicados em cooperação, captação de financiamentos internacionais, além de projetos de pesquisa conjuntos realizados no Brasil ou em arranjos multicêntricos. De acordo com a coordenadora do NPPI-UFG e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Nádia do Lago Costa, “este acordo marca uma nova etapa de consolidação das parcerias internacionais do núcleo de pesquisa, atendendo demandas da indústria para o desenvolvimento e avaliação clínica de produtos e criando oportunidades únicas de intercâmbio de estudante e pesquisadores da UFG”. Os projetos junto à Straumann têm viabilizado várias teses e dissertações do PPGO-UFG e trabalho conjunto com alunos de iniciação científica. Há também cooperação da empresa em dois editais do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cláudio Leles é o novo diretor de Científico e de Inovação da Fapeg

Docente recebe título de Professor Adjunto da Universidade de Berna

Jessica Becaud, da Straumann; Cláudio Leles da UFG; e Michel Mallaum, da Straumann

Fonte: NPPI/FO/UFG