1ª Feira Literária de Goiás acontece em outubro
UFG integra evento idealizado pelas instituições públicas de ensino superior de Goiás
Os amantes da literatura têm um compromisso marcado para outubro deste ano. A capital goiana será o cenário da Feira Literária de Goiás (Flig), que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Centro Cultural Martim Cererê. O evento que, nesta primeira edição faz homenagem à escritora goiana Cora Coralina, tem como tema "Entre cacos, doces e palavras: universo literário goiano"; e irá reunir escritores, editoras, leitores e entusiastas da literatura em um ambiente repleto de atividades culturais e educacionais.
A Flig foi concebida para atender à crescente demanda por um espaço coletivo que promova o contato com a escrita literária, especialmente dentro da diversidade cultural do Estado de Goiás. O objetivo da feira é proporcionar aos participantes, tanto da comunidade externa quanto interna das instituições de ensino goianas, um ambiente propício para a promoção da prática de leitura, incentivando o acesso a diferentes gêneros e estilos.
A programação da Flig 2024 é variada e destinada a todos os públicos. Entre os destaques, estão os workshops, palestras, debates, oficinas criativas, mesas redondas, além das apresentações culturais que reunirão artistas da música, teatro e dança, integrando diferentes expressões artísticas ao universo literário. A feira reserva um espaço especial para o público infantil, com contação de histórias e estandes de literatura para crianças, buscando incentivar o hábito da leitura desde cedo. O evento também contará com um seminário onde serão aceitas submissões de resumos simples, com a modalidade de apresentação de pôsteres, nas temáticas voltadas ao cenário literário. Qualquer pessoa poderá submeter trabalhos e as inscrições para o seminário serão abertas ainda este mês, juntamente com a divulgação do edital com todas as informações.
A entrada para a Flig é gratuita, mas será disponibilizado em breve um link para inscrição nas atividades, que terão número de vagas limitado. O evento tem proposta anual, sendo que a primeira edição está sendo predominantemente organizada pelo Instituto Federal Goiano, visando uma proposta de rodízio entre as demais instituições parceiras para os próximos anos, entre elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade de Rio Verde (UniRV). A Secretaria de Cultura de Goiás, a Secretaria de Educação de Goiás e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec- MEC) também apoiam essa iniciativa.