Imagem do WhatsApp de 2024-06-11 à(s) 09.18.29_e389ec12.jpg

SeTI e Cercomp recebem premiação nacional por projeto

En 11/06/24 12:15 .

Projeto Inova Sistemas foi premiado durante evento nacional da área de TI das IFES pelo seu impacto institucional

Texto: Caroline Pires

Com a experiência de 325 mil linhas de código implementadas, atendendo 5 pró-reitorias e com mais de 1.980 tarefas executadas, o Projeto Inova Sistemas, desenvolvido entre os anos de 2022 e 2023 pelo Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), foi premiado como artigo destaque durante a edição deste ano do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado em São Paulo, na última semana. O projeto contou com a participação de mais de 50 pessoas e atuou no sentido de produzir novos sistemas na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para a Universidade Federal de Goiás, com foco na Inovação Tecnológica.

wctifes03.jpg

Igor Vieira, Diretor do CERCOMP/SETI, apresenta o artigo sobre a experiência do projeto Inova Sistemas

O secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Oliveira, destacou que o projeto, coordenado pelo Cercomp, materializa uma experiência exitosa para capacitar em novos processos e tecnologias, no âmbito da universidade. “Desenvolvemos seis novos sistemas, que vão desde o registro de ingressantes, até a integração com plataformas do Governo Federal, sempre com um acompanhamento cuidadoso e priorizando projetos institucionais”, afirmou. Ressaltando que o aperfeiçoamento dos sistemas para a gestão e atendimento das necessidades da comunidade acadêmica, o diretor do Cercomp, Igor Vieira, lembrou que “estamos direcionando esforços para os novos sistemas de gestão acadêmica e de projetos acadêmicos”. A expectativa é ter os primeiros resultados dos projetos no final deste ano, com o compartilhamento da experiência nos próximos eventos”, adiantou.

DSCF9377 (1).JPG

Igor Vieira, Diretor do CERCOMP, e Leandro Luís Oliveira, Secretário de Tecnologia e Informação (SETI), recebem premiação no evento pelo artigo Inova Sistemas

De acordo com ele, a segunda edição do Projeto Inova Sistemas, prevista para iniciar no segundo semestre, irá envolver mais servidores da área de TIC da UFG, para atender um novo conjunto de demandas prioritárias da gestão. “Do ponto de vista institucional trouxemos entregas importantes, ao mesmo tempo que, da perspectiva dos servidores, possibilitamos a participação de projetos de desenvolvimento tecnológico, com a capacitação em novos processos e tecnologias. Como resultado, tivemos diversos processos aperfeiçoados, especialmente na área de desenvolvimento de software”, afirmou. Foi graças a esse trabalho que foi possível a integração do PagUFG com o PagTesouro, do Governo Federal, para pagamento e arrecadação de GRUs, bem como a integração com o login único do Gov.BR, para autenticação do sistema Plateia. “Foi uma experiência completa, não só pelos produtos entregues, mas também pelo excelente desenvolvimento dos nossos servidores”, concluiu o diretor do Cercomp.

Imagem do WhatsApp de 2024-06-11 à(s) 09.18.29_e389ec12.jpg

Equipe da UFG participou do WTICIFES 2024, com a apresentação de quatro artigos sobre experiências desenvolvidas na UFG na área de TIC

Outros artigos apresentados
A equipe de TIC da UFG participou neste ano com quatro artigos aceitos e apresentados no evento nacional. “Além do artigo sobre o projeto Inova Sistemas, foram apresentados dois artigos relacionados ao Novo Sistema de Gestão Acadêmica da Universidade, o Sagui, focando em compartilhar as estratégias e atividades desenvolvidas para a definição da identidade visual do sistema, além do arcabouço de arquitetura e prototipagem. O nosso foco foi trabalhar na integração de dados e na inovação, buscando soluções para que o sistema contemple as necessidades da comunidade universitária”, explicou Igor Vieira.
Também foi apresentado o trabalho que contemplou o Plano de Dados Abertos da UFG 2023-2025, que reuniu esforços do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), vinculados à Secretaria de Tecnologia e Informação, utilizando uma nova metodologia de trabalho, com foco na participação popular na construção do plano, com a definição da demanda de dados a ser aberta, atendendo a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU).

wctifes01.jpg

Isabela Neiva apresentou artigo sobre a elaboração do Plano de Dados Abertos - PDA/UFG 2023-2025

wctifes02.jpg

Bruno Machado apresentou artigo sobre a concepção da identidade visual do novo sistema de gestão acadêmica da UFG (SAGUI), em fase de desenvolvimento