Pip2024

UFG é destaque em prêmio de iniciação científica do CNPq

Em 05/06/24 15:52.

Instituição teve dois representantes do PIP/UFG entre os vencedores

O resultado do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, anunciado no último dia 29, trouxe boas notícias para a Universidade Federal de Goiás (UFG). A instituição teve dois estudantes do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP/UFG) vencedores em diferentes categorias do reconhecimento promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica (PIBITI), na área de Ciências da Vida (CV), venceu o estudante Francisco Lucas Feitosa de Oliveira, da Faculdade de Farmácia (FF/UFG), por sua participação no projeto “Desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial para predição de citotoxicidade de candidatos a fármacos contra COVID-19”, coordenado pela professora Carolina Horta Andrade.

Já na categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE), a vencedora foi Jordanna Emilly Alves dos Santos, por sua participação no projeto “Dispositivos microfluídicos em papel para titulação de ácido acetilsalicílico baseado em medidas por distância”, coordenado pelo professor Wendell Coltro, do Instituto de Química (IQ/UFG).

Não é a primeira vez que um estudante da UFG obtém o reconhecimento. Em 2021, Lucas Ferreira, outro aluno orientado pelo professor Wendell Coltro e que atualmente faz mestrado na Université Paris Sciences & Lettres, também venceu na categoria PIBITI, por seu envolvimento no projeto “Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para aplicações analíticas e bioanalíticas”. Além de repetir o feito, neste ano a UFG foi a única instituição a ter dois vencedores.

Cada premiado de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberá R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, com prazo limite de 24 meses para início da utilização, contados a partir da data da cerimônia de entrega do prêmio. Os bolsistas de Iniciação Científica Júnior premiados serão contemplados com R$ 5 mil em dinheiro e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica.

Além disso, todos os premiados, independentemente da categoria, receberão passagens aéreas e hospedagem para comparecerem à cerimônia de premiação, que acontecerá durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 8 de julho deste ano, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído pelo CNPq em 2003 e é concedido de forma anual, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo é premiar bolsistas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que se destacaram durante o ano anterior, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final.

Para cada uma dessas categorias, são selecionados até 3 bolsistas, um para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). Os relatórios dos bolsistas são encaminhados ao CNPq pelas coordenações do PIBIC e/ou PIBITI de cada instituição de ensino.

Confira a lista completa de vencedores:

Categoria Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-AF)

• Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Gustavo Pesini - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): David Diniz Kalichman - Universidade de São Paulo (USP)
  • Ciências da Vida (CV): Sara Carolina Vieira Terra - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Bolsista de Iniciação Tecnológica (PIBITI)

• Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Ana Maria Bersch Domingues - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): Everton Luiz Da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ciências da Vida (CV): Francisco Lucas Feitosa de Oliveira - Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM)

• Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Jordanna Emilly Alves dos Santos - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): Maria Jamile de Carvalho Albuquerque - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)