Eunice_Tapuia_2024

Universidade empossa a primeira professora indígena concursada

在 21/05/24 12:04 上。

Evento foi realizado no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Faculdade de Letras

Eunice_Tapuia_2024
Eunice Tapuia celebra efetivação na UFG

Texto: Eduardo Bandeira

Foto: Salvio Farias

Foi realizada na segunda-feira (20/5) a solenidade de posse da primeira professora indígena concursada da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia. A nova docente está lotada no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), vinculado à Faculdade de Letras (FL) da Instituição. Compuseram a mesa diretiva a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, o vice-coordenador do curso de Educação Intercultural Alexandre Herbetta e a professora Eunice Tapuia. Esteve presente, ainda, o diretor da FL, Jamesson Buarque de Souza e outras personalidades da Universidade, como secretária de Inclusão, Luciana de Oliveira Dias, e o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.

Eunice Tapuia iniciou sua fala saudando todos os presentes e expressando sua esperança de que muitos outros indígenas possam vivenciar o mesmo momento que ela. "Para os povos originários, ter representatividade em todos os espaços é de extrema importância". Eunice expressou sua gratidão aos presentes e reconheceu que sua jornada até ali foi possível graças ao apoio de sua rede de apoio, a quem sempre pôde recorrer e que continuará necessitando em sua nova fase de vida. Ela enfatizou que sua chegada àquele lugar não é apenas sua conquista individual, mas sim a representação de todo um povo que a acompanha e apoia. O professor Alexandre Herbetta elogiou a trajetória de luta de Eunice, afirmando que sua presença é uma honra e representa uma transformação fundamental, especialmente no Núcleo Takinahakỹ da UFG, que há 16 anos se dedica à formação de professores indígenas e busca um mundo mais inclusivo e justo.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, expressou sua gratidão a Eunice e também destacou os diversos desafios enfrentados para implementar um curso que atenda a mais de 30 povos, rompendo barreiras metodológicas. Ela enfatizou que esta é uma época de colheita, mencionando a posse do professor Gilson Tapirapé no ano anterior e agora da professora Eunice. Para Angelita, ao empossar Eunice, a comunidade acadêmica reafirma o papel fundamental da universidade na promoção da diversidade e inclusão.

资源: Secom UFG

类别: Notícias FL