Pint Of Science promete animar bares de Goiânia com ciência e música
Festival vai ocorrer de 13 a 15 de maio no Rock Uai Bar e no Public 36; programação já está disponível
Texto: Luana Borges
Rodas de conversa entre amigos, garçons que descem bebidas geladas, música ao fundo, ruído de gente que fala alto e petiscos no centro da mesa. Isso combina com um papo sobre ciência? É por acreditar que sim que um grupo de pesquisadoras e de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) aderiu à edição de 2024 do Pint Of Science. O evento vai ocorrer em Goiânia entre os dias 13 e 15 de maio. O projeto é internacional e ocorre simultaneamente em diversos países do mundo.
A iniciativa tem o propósito de difundir o conhecimento científico de forma simples, dialogada e prazerosa no ambiente do botequim. E não é preciso ser nerd para entrar no bate-papo: basta chegar no Rock Uai Bar e Pub, no Setor Nova Suíça, e no Public 36 Rock Bar, no Setor Marista, para conferir as atividades, que vão começar a partir das 19 horas. Haverá sorteio de brindes, além de discotecagem e música ao vivo após as apresentações dos cientistas.
Em Goiânia, o público poderá conferir – regado à música, bebida e petiscos – temas como inteligência artificial, música brasileira, poesia encenada, computação quântica e melhorias proteicas na alimentação. Além disso, os cientistas vão demonstrar como a ciência pode ajudar no gerenciamento do lixo cotidiano, com a transformação desses resíduos em recursos.
Ciência aos goianos
Na UFG o evento está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom UFG). Para o pró-reitor da área, Felipe Terra Martins, o Pint of Science é uma forma de se desenvolver uma cultura propícia à curiosidade científica. “A gente quer transformar a ciência, e o métier da universidade, numa cultura da sociedade. Esse evento é uma oportunidade ímpar para chamar novos interessados – estes que estão ocasionalmente no barzinho – para cursar a Pós-Graduação, atraindo novos cientistas”.
Na rota brasileira
Em 2024, o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do Pint of Science: 179 municípios de todas as regiões do País. “Em um mundo pós-covid, a importância de discutir ciência se torna fundamental. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, ponderou o coordenador nacional do evento, Luiz Gustavo de Almeida, que é doutor em microbiologia.
No ano passado, participaram 120 cidades. Para Almeida, o acréscimo de 41 municípios demonstra o nível de comprometimento com a divulgação científica de forma divertida e prazerosa. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento, que tem coordenação regional, no âmbito do Centro-Oeste, de Eduardo Bessa, da Universidade de Brasília (UnB).
Programação
Local: Public 36 Rock Bar
Endereço: Rua 36, número 354, Setor Marista
13 de maio de 2024 (segunda-feira)
Tema: Da picanha do gado curraleiro ao whey protein: que proteína é essa?
Professora Maria Clorinda Soares Fioravanti – Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG
Professora Cristiane Cominetti – Faculdade de Nutrição (Fanut) da UFG.
Música: DJ Hudson Amaral
14 de maio de 2024 (terça-feira)
Tema: De resíduos a recursos: a ciência transforma a vida
Professor Nelson Antoniosi – Instituto de Química da UFG.
Música: DJ Lincoln Turini
15 de maio de 2024 (quarta-feira)
Tema: O pianeiro na música brasileira
Professor Robervaldo Linhares Rosa – Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Música: DJ Glauco Brandão
Local: Rock Uai Bar e Pub
Endereço: Avenida C-171, Quadra 604, Lote 15, Setor Nova Suíça
13 de maio de 2024 (segunda-feira)
Tema: Inteligência Artificial: o segredo por trás das trends
Professor Ricardo Limongi França Coelho – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) da UFG.
Música: Miro Nettu
14 de maio de 2024 (terça-feira)
Tema: Computação Quântica: a próxima revolução tecnológica já começou
Professor Guilherme Luiz Zanin – Instituto de Física da UFG.
Música: Márcio Camargo
15 de maio de 2024 (quarta-feira)
Tema: Poesia para quê? Versos no botequim.
Corpo de Voz – Projeto de Extensão da UFG. Professor Jamesson Buarque de Souza, professora Tarsilla Couto de Brito e professor Wilton Divino da Silva Júnior – Faculdade de Letras (FL) da UFG.
Música: Leny Wilgner
Saiba mais
Goiânia e mais 178 cidades participam do Pint of Science Brasil
Pint of Science 2024 ocorre em Goiânia sob organização da UFG
Pint of Science leva pesquisas científicas para leigos em bar da capital
Fonte: Secom UFG