Leodegária brazília de jesus.png

Leodegária de Jesus e a força da Mulher na UFG

Em 07/03/24 16:11.

Concessão de título estimula e inspira as mulheres da Universidade

Texto: Caroline Pires

A reitora da Universidade Federal de Goiás é uma mulher. Mas ela não está só na luta diária que as mulheres enfrentam e nem na batalha por uma universidade cada vez mais forte e impactante. Na UFG, ela se une a 13.781 servidoras, estudantes de graduação e pós-graduação, que todos os dias trabalham, estudam e dedicam o seu melhor para o fortalecimento da instituição, que é de toda a sociedade, mas ao mesmo tempo, faz parte da vida de cada uma dessas mulheres. Há seis meses, o rol de mulheres da Universidade concedeu o título de doutora honoris causa à Leodegária Brazília de Jesus. Marco que representa, a um só tempo, o compromisso social da UFG e a realização de uma reparação histórica à professora, poetisa e jornalista.

Grande referência na luta pela igualdade de gênero e participação das mulheres na política. Leodegária Brazília de Jesus abriu as portas da literatura goiana, com a publicação do seu livro Coroa de Lírios, em 1906. Aos 16 anos de idade, a poeta já era capaz de mesclar temas como o colonialismo, racismo e sexismo.  A diretora de Mulheres e Diversidade (DMD) da Secretaria de Inclusão da UFG (SIN), Maria Meire de Carvalho, defende que os seus livros Coroa de Lírios e Orquídeas, por exemplo, sejam mais divulgados e conhecidos. “Acredito que nesse mês de março, Leodegária seja um referencial que deve ser trazido para o foco de toda a comunidade acadêmica, para que possamos olhar para essa mulher, que viveu no século 20, para que possamos construir juntas o século XXI”, considerou.

Após a sua morte, no ano de 1979, Leodegária Brazília de Jesus tornou-se patronesse na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. A sua obra completa foi publicada pela Editora Cânone, no volume Lavra de Goiases III – Leodegária de Jesus.

Título Doutora Honoris Causa

“Foi uma ação de reparação histórica por parte da UFG e da sociedade goiana”. Desta forma, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima resumiu o impacto da concessão do título de Doutora Honoris Causa, a Leodegária Brazília de Jesus. Nascida em Caldas Novas, criada em Jataí, Leodegária foi impedida de cursar Direito na Faculdade de Direito, da antiga Vila Boa de Goiás.

A proposta da concessão do título partiu do Câmpus Goiás – por meio das Unidades Acadêmicas Especiais de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Humanas –, e pela Faculdade de Direito. O título foi publicado no dia 8 de agosto de 2023, data de nascimento de Leodegária, em cerimônia na abertura das comemorações dos 125 anos do curso de Direito da UFG. “Acredito que precisávamos com urgência realizar essa concessão, tão cheia de significados, colaborando para reposicionar sua história e reparar o cruel processo de apagamento da mulher e poetisa negra, que ela foi marco”, concluiu a reitora.

Você Sabia?

A UFG é comandada por uma reitora.

Dos 4.374 servidores, mais da metade são do gênero feminino: 2.251 mulheres.

A UFG tem uma procuradora-chefe da AGU.

As três fundações da UFG são comandadas por mulheres.

Entre estudantes de graduação, as mulheres são quase metade (cerca de 49,5%): 9.216 contra 9.374 do gênero masculino (Analisa, 29/02/2023).

No entanto, na pós-graduação stricto sensu, as mulheres são maioria (cerca de 56%): 2.314 contra 1.827 (Analisa, 29/02/2023).

Nos cargos de gestão há:3 pró-reitoras: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-reitoria de Extensão e Cultura e Pró-reitoria de Inovação.

3 secretárias: Secretaria de Relações Internacionais, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Inclusão.

5 pró-reitoras adjuntas: Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Administração e Finanças, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-reitoria de Extensão e Cultura e Pró-reitoria de Inovação.

1 secretária adjunta: Secretaria de Relações Internacionais.

A Chefia de Gabinete é comandada por duas mulheres.

Dez Unidades Acadêmicas têm mulheres como diretoras:

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Escola de Engenharia Civil e Ambiental

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Faculdade de Nutrição

Faculdade de Enfermagem

Faculdade de História

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

Câmpus Goiás

Órgãos geridos por mulheres:

TV UFG

Rádio Universitária