CEPEC fevereiro.jpg

Confira os informes e deliberações do Cepec

En 09/02/24 16:36 .

Conselho aprovou calendário de colações de grau 2024/1 e trouxe comunicados da Prograd e PRPG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Marília Sabino

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepec/UFG) voltou a se reunir nesta sexta-feira, 9/2, e aprovou o calendário de colação de grau para 2024/1, as cerimônias acontecerão a partir do mês de agosto. Foram aprovadas ainda alterações nos Programas Pedagógicos dos cursos de Letras: Francês e Artes Visuais: Licenciatura. Além disto, foram realizados informes importantes aos conselheiros, de interesse da Pró-reitoria de Graduação e Pró-reitoria de Pós-graduação. O Cepec voltará a se reunir no mês de março.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, trouxe a boa notícia do aumento do número de confirmações de vaga online, dos aprovados em primeira chamada no SiSU 2024. "Passamos de 2.280 confirmações em 2023 para 2.465 neste ano, alcançando o quantitativo de 57% do total de vagas confirmadas logo em primeira chamada", comemorou. No dia 19 de fevereiro, será divulgada a relação dos candidatos aprovados em segunda chamada, que também deverão realizar a confirmação de matrícula online, entre os dias 20 e 21/2, no segundo dia a confirmação é até às 17h. Vale lembrar que todas as informações sobre o SiSU na UFG estão disponíveis em sisu.ufg.br.

O pró-reitor aproveitou a reunião para anunciar que a partir deste ano será feito um credenciamento de colaboradores para atuarem nas diversas etapas e atividades específicas dos processos seletivos para ingresso na UFG. O edital já está disponível e prevê funções determinadas e pagamentos por hora trabalhada. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro. Saiba mais. "Toda a universidade está se preparando para receber cada um desses estudantes, fazendo votos que tenham uma excelente passagem na nossa Universidade e desfrutem tudo o que a UFG tem a oferecer", concluiu o pró-reitor.

Também foi comunicado aos conselheiros, pelo pró-reitor de Pós-graduação, Felipe Terra Martins, a aprovação de 3 das 9 Apresentações de Propostas de Cursos Novos (APCNs), que são a porta de entrada na CAPES para que uma instituição passe a oferecer novos cursos de pós-graduação. "Ficamos muito felizes com um aproveitamento de 33% das propostas apresentadas, acima da média nacional que foi de 30%", destacou. Entre as propostas apresentadas, está o primeiro doutorado profissional da UFG, o ProfHistória, que já exista na UFG previamente, e dois novos cursos de mestrado acadêmico, que são o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, e o Programa de Pós-graduação em Geociências. O pró-reitor explicou que, enquanto aguarda a portaria de autorização dos cursos, já está sendo produzido o regulamento específico dos cursos e em breve será feita a apreciação pelo Conselho Universitário. "Com o encaminhamento destes ritos sumários, com a aprovação da Capes, esperamos que a divulgação dos editais seja feita em breve", informou.

DSC_2395.JPG

Fuente: Secom/UFG