Laboratório_Biogas_06-02-23

Laboratório da UFG recebe nome do professor Joachim Werner Zang

En 07/02/24 09:20 .

Reconhecimento da EA destaca legado do docente referência na área de energias renováveis

Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Marília Sabino

A Escola de Agronomia (EA) da UFG homenageou o professor Joachim Werner Zang nomeando o Laboratório de Biomassa e Biogás da Unidade com o nome do cientista alemão radicado no Brasil, falecido em novembro de 2023 em decorrência de um infarto. A cerimônia de descerramento da placa com o novo nome do espaço ocorreu na manhã da terça-feira (6/2) e contou com a presença de ex-orientandos, parceiros de pesquisa, autoridades e professores da UFG e do Instituto Federal de Goiás (IFG), instituição à qual o professor era vinculado. O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, e a reitora do IFG, Oneida Irigon, marcaram presença no evento.

Zang era doutor em Ciências Naturais pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (1994), pós-doutor pela University of Rostock (Alemanha) e pela UFG. Professor da área de Química e do mestrado em Tecnologias de Processos Sustentáveis do IFG, coordenava o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias de Processos Sustentáveis. Contribuiu no planejamento e instalação dos laboratórios de biogás e de biotecnologia do IFG e da UFG e, nos últimos anos, atuava principalmente nos temas “Tecnologias de processos sustentáveis: química ambiental, biogás, fontes de energias renováveis”; “Carbonização Hidrotermal: Fases de carbono e tecnologias limpas”; “Turmalina e granada - estrutura, cristaloquímica, aplicações tecnológicas”.

Durante o evento simbólico de homenagem, várias características do professor Zang foram lembradas, destacando-se a luta em diversas frentes na UFG e no IFG, como as pesquisas na área de energias renováveis e as parcerias internacionais, que resultaram em várias ações de intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha.

lab-joachim zang
Nome do professor está marcado no Laboratório da Escola de Agronomia da UFG

Legado
O representante estudantil na solenidade Fred Alex afirmou que Zang foi como um segundo pai, “aberto a ouvir e oferecer muita informação”. O professor da UFG José Clecildo Barreto, representando a associação de ex-bolsistas da Alemanha e da Áustria, destacou o fato de a UFG homenagear um professor de outra instituição, seguindo o exemplo de parceria deixado pelo professor Zang.

O diretor da EA/UFG, Marcos Gomes, ressaltou a “intensa parceria” do homenageado com a Escola de Agronomia: “O professor Joachim contribuiu muito conosco. A homenagem foi aprovada no Conselho Diretor por unanimidade”.

Representando a família de Zang, Regina Fonseca, cunhada do professor, afirmou ficar muito feliz com a homenagem e agradeceu a UFG. “É emocionante reconhecer o trabalho dele, o legado não pode parar. A pesquisa é importante e espero que tenha sequência”, disse Regina.

zang-2
Mesa diretiva do evento teve familiar, ex-orientando e autoridades da UFG e do IFG

O representante da reitora Oneida Irigon na mesa diretiva do evento, Ubaldo Eleutério frisou que uma das bandeiras do professor Zang era a luta pelo meio ambiente. “Gratidão em ver a contribuição para a sociedade”, disse Eleutério.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, reafirmou a importância da homenagem que, segundo ele, “é muito justa”. “No Brasil, não temos ainda uma cultura de reconhecer o papel e o legado das pessoas que caminham conosco. Para a UFG é uma honra poder homenagear uma pessoa como o Joachim”, resumiu o gestor. Amigo e parceiro de pesquisas do homenageado, Jesiel afirmou: “ele vestiu a camisa de brasileiro e era muito devotado à ciência”.

Finalizando as homenagens, o professor da EA/UFG Wilson Mozena, atual coordenador do Laboratório de Biogás e Biomassa Joachim Werner Zang, salientou: “A gente se sente muito honrado por ter convivido com o Joachim. A gente faz ciência para melhorar a vida das pessoas e o Joachim tem muito disso”.

jesiel-zang
Vice-reitor da UFG participa da homenagem ao professor Joachim Werner Zang