Nova diretora do Cerof UFG

Centro de Referência em Oftalmologia da UFG empossa nova diretora

On 06/02/24 14:12 .

Katiane Martins assume cargo e se compromete a levar trabalho de excelência do Cerof adiante

Texto: Carolina Melo

Foto: Carlos Siqueira

O Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG) empossou na terça-feira (8/2) sua nova diretora. A professora Katiane Martins Mendonça assumiu o cargo no lugar do médico Jamil Miguel Neto. A ocasião marcou também a posse do Conselho Diretor do órgão. A cerimônia reuniu autoridades do Estado e do município, da Universidade, técnicos-administrativos, discentes e docentes e foi marcada por falas que trouxeram um pouco da memória institucional do Cerof e das pessoas que fizeram parte dos 26 anos de sua  história.

A mesa diretiva buscou abarcar representantes dos servidores, da gestão, do ensino, pesquisa e extensão do Cerof e foi composta pelo vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho, pelo presidente do Conselho Diretor do Cerof, professor Marcos Ávila, pelo secretário estadual adjunto de Saúde, Sérgio Vencio, secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, pela representante dos colaboradores do Cerof, Laura Paranaguá, e pela representante dos residentes e fellows do Centro, Amanda Peixoto Ferreira.

Nova diretora do Cerof UFG

Amanda Ferreira se disse orgulhosa por ter sido convidada para representar os discentes de pós-graduação do Cerof. “Sou filha do Centro de Referência e filha da UFG, tenho orgulho de estampar os dois símbolos no meu jaleco”. De acordo com ela, o órgão tem “a riqueza própria de um hospital universitário e lida com casos raros e diferentes que tornam os profissionais melhores”. “Temos à nossa disposição grandes mestres dispostos a ensinar todos os dias”, afirmou.

Laura Paranaguá, vinculada ao órgão desde 2002 como assistente social, relembrou o início do Cerof como um “pequeno ambulatório” e que hoje se apresenta como o hospital de olhos da UFG, referência em todo o País e no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), “por meio de consultas e procedimentos de última geração”. “Estou aqui representando os servidores e, falo com propriedade, sem eles nada seria possível. Sem cada trabalhador dedicado, o Cerof não existiria. Juntos somos mais fortes. Agradeço o convite da nova diretora para estar aqui”.

A nova diretora-geral do Cerof, Katiane Martins Mendonça, também ressaltou em sua fala a importância da equipe do Centro de Referência, “comandada pelo professor Marcos Ávila”, assim como dos parceiros do órgão, sejam na Universidade, no município e no Estado. “O Cerof é o espaço onde se encontra a tríade do ensino vinculado à pesquisa e à extensão. E quem sai ganhando são os pacientes que recebem o atendimento e não têm noção do que ocorre nos bastidores. Pretendo, ao assumir a direção, ajudar e continuar o trabalho que o ex-diretor Jamil Miguel Neto iniciou”, afirmou

Referência na Universidade e fora dela

A cerimônia de posse de Katiane Mendonça se tornou um momento de trocas afetivas e de resgate da memória do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG. O presidente do Conselho Diretor, Marcos Ávila, destacou o papel do órgão na formação de profissionais competentes, por meio dos residentes e dos fellows que trocam experiências ao longo de sua formação no hospital. Ele falou também do importante papel desempenhado pelo Centro na área da pesquisa e, para ilustrar, citou o estudo realizado em parceria com a Faculdade de Veterinária e Zootecnia da UFG que utilizou células-tronco para recuperar fotorreceptores na retina de suínos e que já está em fase de testes humanos nos Estados Unidos. O presidente do Conselho Diretor chamou a atenção, ainda, para o enorme número de atendimentos realizados diariamente pelo Cerof.

Alguns momentos chaves vividos pelo órgão da Universidade, como a desativação do prédio em 2015, sua reforma, e a aprovação do Cerof como um órgão suplementar da UFG, foram relembrados por Marcos Ávila, que, ao final, fez uma homenagem aos seus servidores, convidando alguns para darem seus depoimentos. “Nós estamos aqui por uma razão: a professora Katiane assumindo a direção geral do Cerof. Ela já mostrou sua capacidade, sua maneira de enxergar o social e ajudar na construção do SUS”, disse.

O vice-reitor Jesiel Freitas parabenizou a nova diretora, que, segundo ele, assume o desafio de contribuir para o crescimento de um órgão da Universidade que atua na formação de profissionais qualificados, por meio de um sólido sistema de pesquisa e extensão. “É uma alegria estar aqui hoje, parabéns para Katiane e vida longa ao Cerof e à UFG”.

Acesse aqui a Galeria de Fotos

Quelle: Secom UFG