O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Post_Avaliação_Institucional_20-12-2023_2

Avaliação Institucional 2023/2 já está disponível no Sigaa UFG

Em 20/12/23 14:32.

Período para participar do processo de escuta vai de 18 de dezembro a 15 de janeiro de 2024

Começou na segunda-feira (18/12) o período da Avaliação Institucional 2023/2. O processo é voltado para estudantes e professores a e pode ser feito até 15 de janeiro de 2024. Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e preencher um formulário. A Avaliação Institucional é realizada duas vezes por ano e tem a finalidade de orientar o processo de tomada de decisão dentro da UFG, contribuindo para o bom desenvolvimento da Instituição.

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), vinculada à Secretaria Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da Universidade Federal de Goiás (Secplan/UFG), Paulo Henrique Cirino Araújo, explica que o processo de avaliação institucional é realizado duas vezes ao ano e que é de extrema importância para o bom desenvolvimento da Universidade. "Quanto maior a participação da comunidade acadêmica, fornecendo informações e percepções sobre diversos aspectos da UFG, das suas unidades acadêmicas e cursos, tão maior será o embasamento durante as atividades de planejamento institucional. Ainda, associada à importância oferecida pela Reitoria e pró-reitorias aos resultados elaborados pela CPA, a Avaliação Institucional tem se configurado como peça fundamental para ao desenvolvimento da UFG ao longo dos anos", explicou. Os resultados das avaliações institucionais ficam disponíveis no Portal Analisa Dados UFG.

Paulo Henrique destacou ao Portal UFG a diferença entre os públicos-alvos da avaliação nos dois semestres letivos. "No primeiro semestre são entrevistados estudantes de pós-graduação e graduação, servidores docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs). No segundo semestre, apenas docentes e estudantes".

Segundo ele, "no primeiro semestre todos são ouvidos sobre a UFG. No segundo semestre sobre os seus cursos e/ou programas. Como nem todos os TAEs atuam em cursos de graduação ou em programas de pós, os questionários não são destinados a eles. Basicamente essa é a diferença entre primeiro e segundo semestre", apontou.

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2004. Como atribuições da CPA, se destaca a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Contudo, a UFG já era pioneira neste processo, uma vez que desde 1994 começou a realizar as avaliações dos cursos de graduação. No ano de 1998 se iniciou o processo de construção coletiva de um modelo de avaliação institucional com perspectiva formativa.

Já em 2002, foi concebido o Programa de Gestão Estratégica (PGE), que determinou os marcos teóricos, com os pilares: integração dos processos autoavaliativos; a participação coletiva; a perspectiva da globalidade; o processo formativo e ético; a integração de múltiplos instrumentos avaliativos e a combinação de diversas metodologias; o respeito à identidade e história de cada local de trabalho da UFG.
Vale lembrar que a CPA mantém permanentemente um canal de comunicação com toda a comunidade da UFG, por meio do site: cpa.secplan.ufg.br.

 

Post_Avaliação_Institucional_20-12-2023_2

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SECPLAN

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.