08122023-_UFG1352.jpg

Cepec realiza a sua última reunião do ano

Sur 08/12/23 16:49.

Foram aprovadas novas resoluções da pós-graduação e de mobilidade internacional

Texto: Caroline Pires

Fotos: Evelyn Parreira

 

Foi realizada hoje, 8/12, mais uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG. Na ocasião, foram de apreciadas pautas de interesse da Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-graduação e Secretaria de Relações Internacionais. 

O pró-reitor de Pós-graduação apresentou a minuta do Novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Goiás. Apesar de considerar que a resolução anterior foi fundamental para o crescimento quantitativo e qualitativo do programas, se fez necessário fazer modificações da Resolução n.º 1.403/2016. "Nossa intenção é preencher lacunas e melhor orientação das demandas. O objetivo é que ela atenda ainda melhor a atual realidade da UFG", frisou.

Entre as alterações está o aumento do tempo de licença maternidade, de quatro para seis meses, bem como a previsão de licença em casos de adoção. O documento veda também a orientação, coorientação e participação de processos seletivos em situações específicas, como no caso de cônjuges. Além disso, o docente em estágio pós-doutoral terá resguardada a possibilidade de continuidade do pleno exercício de suas atividades acadêmicas de orientação e pesquisa. Com três abstenções, o novo regulamento foi aprovado. 

 08122023-_UFG1352.jpg

A secretária adjunta de Relações Internacionais, Rejane Ribeiro-Rotta, apresentou as alterações na resolução de mobilidade internacional

 

Foi votado também durante o CEPEC a resolução de mobilidade acadêmica internacional nas modalidades presencial e virtual, de interesse da Secretaria de Relações Internacionais. O novo documento também atualiza a resolução que estava em vigor em 2007, especialmente no que se refere a deficiência de normativas para a realização dos processos relacionados a mobilidade internacionais. A Diretora de Programas Estratégicos e secretária adjunta de Relações Internacionais, Rejane Ribeiro-Rotta, destacou que a partir de agora a pós-graduação Sticto Sensu, foi incluída como rol de possibilidades e teve seu trâmite devidamente regulamentado. "O estabelecimento do seguro saúde para os estudantes da UFG quando fazem mobilidade no exterior, bem como a necessidade de que o estudante estrangeiro na nossa universidade também tenha que atender a determinados critérios", exemplificou. 

Após a aprovação do texto pelos conselheiros, a reitora Angelita Pereira de Lima enalteceu o extenso trabalho que foi realizado, ao longo de mais de um ano, para que se entregasse a versão final do documento. "Esse sem dúvida é um excelente instrumento de gestão, que só tem a acrescentar e facilitar os processos de internacionalização, dentro e fora da UFG", concluiu.

 08122023-_UFG1330.jpg

Atualização Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu tem como intenção tornar os trâmites mais fluídos, explicou o pró-reitor de Pós-graduação, Felipe Terra Martins

 

 08122023-_UFG1351.jpg

Cepec voltará a se reunir em 2024

 

 

Source: Secom/UFG

Catégories: Notícias Noticias Reitoria