Colóquio discute planejamento e avaliação da pós-graduação
Gestores lembraram realizações de 2023 e a necessidade de fortalecer e projetar a pós na UFG
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Júlia Barros
A Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás realiza, nos dias 4 e 5 de dezembro, o 5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação. O evento reúne os gestores da pós-graduação da UFG para pensar os caminhos para o fortalecimento da pós-graduação da Universidade. Participaram da mesa de abertura a diretora-geral de Pós-Graduação Lato Sensu, Larissa Matuda, o diretor-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu, Wilson Flores, o coordenador da Escola de Pós-graduação da UFG, Cleidinaldo Jesus Barbosa, o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.
Larissa iniciou as falas fazendo um relatório das atividades realizadas em 2023 com destaque para a construção do novo sistema de pós-graduação, o Sagui, as ações de internacionalização e a Escola de Pós-Graduação. Cleidinaldo lembrou que a UFG tem mais de 80 cursos de especialização cadastrados e que hoje a maior parte está inativa não porque não exista interesse, mas porque a informação não está chegando no mercado. O professor Wilson Flores também destacou as mudanças de resoluções realizadas em 2023 de forma a melhor atender o interesse dos estudantes da pós-graduação e também para auxiliar o processo de internacionalização.
O pró-reitor Felipe Terra ressaltou a importância de avaliar os programas como um passo essencial para o planejamento, destacando um prêmio que a UFG receberá esta semana da Elsevier. A distinção de 13 instituições de pesquisa brasileiras, que se destacaram pela contribuição de maior impacto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. "Esse tipo de reconhecimento só é possível com planejamento de nossas atividades", avalia. A professora Angelita destacou que para o projeto de País que queremos a formação de mão de obra é de extrema importância e uma das formas são as especializações, que oferecem uma formação mais dinâmica. "Valorizar essas formações é de muita importância e a Escola de Pós-Graduação fará essa mudança", afirma.
Conferência
Após a abertura representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFG apresentaram o processo de avaliação institucional dos programas e os principais resultados da última avaliação. O evento terá ampla programação composta por palestras e mesas-redondas com especialistas em gestão das modalidades stricto e lato sensu, bem como personalidades de renome no âmbito científico e acadêmico.
资源: Secom UFG